10/06/2009 12h00

Estudantes da rede de ensino no município, que serão eleitos diretamente nas escolas, vão exercer por um dia o papel de vereadores

O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Martinez (PSDB), nomeou a comissão que irá regulamentar o processo de escolha dos vereadores-estudantes que vão compor o Parlamento Infanto-Juvenil. O referido parlamento tomará posse em 9 de outubro deste ano, data próxima do Dia das Crianças e que também marca o aniversário de 10 anos da nova sede do Legislativo municipal. A comissão será formada pelos vereadores Helio Godoy (PSDB) e Anselmo Neto (PP), juntamente com os funcionários da Casa, Juliano Ventura de Oliveira e Ronaldo Camilo Rosa Fontes.

O Parlamento Infanto-Juvenil de Sorocaba será constituído por estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, público e particular, com limite de idade de até 15 anos, eleitos no âmbito de suas respectivas escolas. Serão eleitos 20 parlamentares mirins, com seu respectivo suplente. O vereador-estudante também poderá contar com a ajuda de um estudante de sua escola que fará o trabalho de assessor parlamentar. A legislatura terá duração de um dia e os projetos aprovados pelos vereadores-estudantes serão publicados na Imprensa Oficial do município.

Idealizado pelo vereador Hélio Godoy, o Parlamento Infanto-Juvenil foi instituído pela Resolução 337, de 19 de maio deste ano, aprovada em plenário e promulgada pelo presidente da Casa, José Francisco Martinez. “O objetivo dessa iniciativa é educar os jovens para a cidadania plena, fazendo com que possam vivenciar a democracia sob o prisma do Poder Legislativo, que é fundamental para a sociedade. Infelizmente, nem sempre as pessoas se dão conta disso, já que a nossa cultura política tende a girar em torno do Poder Executivo”, afirma o vereador.

Segundo o parlamentar tucano, nada melhor do que começar educando crianças e adolescentes sobre o papel do Poder Legislativo. “Não se faz democracia sem um parlamento forte. Daí a importância do Parlamento Infanto-Juvenil. Ele pode contribuir para que as crianças e adolescentes de Sorocaba percebam, desde cedo, a importância do Legislativo municipal ao exercerem por um dia a função dos vereadores”, argumenta Godoy. Ele observa que já existe projeto semelhante na Assembléia Legislativa de São Paulo, que criou o Parlamento Jovem.

Para Hélio Godoy, “os municípios são as células da República”, uma vez que o cidadão, conforme faz questão de ressaltar, “não mora na União nem no Estado, mas no município”. Ressaltando que a idéia de criação de um parlamento mirim partiu dos próprios alunos de várias escolas de Sorocaba, Helio Godoy é enfático: “Com essa iniciativa, estamos contribuindo para que os nossos jovens se interessem pelas questões relativas ao desenvolvimento do município e vejam na política uma ferramenta para o exercício da cidadania e a participação ativa na sociedade”.