05/06/2009 12h00
 

Os recursos hídricos de Sorocaba e região serão tema de palestra promovida pela Comissão da Água da Câmara Municipal com o geólogo Geraldo Hideo Oda, mestre em hidrogeologia pelo Instituto de Geociências da USP. A palestra será proferida nesta segunda-feira, 8, às 14 horas, no plenário da Casa. O geólogo do Instituto Geológico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente vai tratar de questões como a avaliação, exploração e aproveitamento da água subterrânea, a gestão e manejo do seu uso e a contaminação e qualidade do recurso hídrico subterrâneo.

Geraldo Hideo Oda é o coordenador de amplo estudo hidrogeológico entre Indaiatuba e Capivari voltado para o gerenciamento dos recursos hídricos subterrâneos dos sistemas aqüíferos Tubarão e Cristalino, que abastecem regiões de alta densidade populacional do Estado e grande desenvolvimento econômico, incluindo o município de Sorocaba. A exploração clandestina de água na região tem sido uma preocupação dos órgãos ambientais, que têm realizado estudos a respeito. “O objetivo da palestra é discutir com profundidade esse problema, ouvindo um especialista da área”, sustenta o vereador João Donizeti, presidente da Comissão da Água.

Segundo o vereador, a Comissão de Água da Câmara Municipal vem lutando para racionalizar o uso dos mananciais no município, com especial atenção para as águas subterrâneas. “Elas têm sofrido uma exploração indiscriminada, mediante a abertura de poços artesianos, o que exige a atenção de todos os órgãos envolvidos com a questão ambiental. A Câmara Municipal não poderia se esquivar do seu papel na defesa do meio ambiente, daí a importância desse debate”, sustenta João Donizeti. Além do vereador tucano, a Comissão da Água é formada pelos vereadores Geraldo Reis e Rosendo Oliveira (PV), Izídio de Brito (PT), Anselmo Neto (PP) e Luis Santos (PMN).

Para o vereador João Donizeti, os estudos que o geólogo Geraldo Hideo Oda irá apresentar na palestra vão fornecer os subsídios necessários para que a Comissão da Água estabeleça suas diretrizes de atuação. “Esse é um assunto em que a vontade política tem de caminhar em consonância com os dados técnicos. O meio ambiente é um tema de grande complexidade não apenas social e econômica, mas também científica”, salienta João Donizeti. O vereador tucano sustenta que, a partir deste primeiro encontro com um especialista da área, os trabalhos da Comissão da Água vão deslanchar.