04/06/2009 12h00

A sessão ordinária da Câmara nesta quinta-feira (4) contou com a participação do Engenheiro Jair Sanches Molina, que está à frente da Secretaria dos Transportes (Setran). Implantada no início deste ano, a Setran terá sua nova sede inaugurada hoje, às 16 horas, na rua Dr. Campos Sales, 900, em frente ao Parque dos Espanhóis. No imóvel locado pela Prefeitura também será instalada a nova Secretaria do Meio Ambiente.

O engenheiro explicou que a secretaria começou a ser implantada em 1º de janeiro desse ano, sendo que os três primeiros meses foram de instalação e visitas de esclarecimento sobre a proposta da nova pasta em entidades, escolas e na própria Câmara.

Molina destacou que a secretaria tem função de planejamento e que há a proposta de um pacto de compromisso com o pedestre. “Somos todos pedestres, sendo que 44% da mobilidade das pessoas é feita a pé. A população merece a atenção que pretendemos dar para que todos respeitem os pedestres”, afirmou.

Sobre o planejamento, principal atribuição da pasta, o secretário explicou que existem ações de curto, médio e longo prazo e deu exemplos como o contorno ferroviário e o aeroporto internacional, obras de longo prazo, e a mobilidade urbana, questão urgente segundo Molina e que será contemplada nas primeiras ações da Setran, “para que todos possam caminhar com segurança pelas calçadas”.

“O planejamento é uma das atribuições mais nobres da engenharia; sem planejamento somos obrigados a recorrer ao retrabalho. Sorocaba cresce muito e nosso sistema, que herdamos, não está compatível, por isso precisamos planejar”, disse o secretário que depois respondeu aos questionamentos dos vereadores.

Os parlamentares cumprimentaram o secretário de transportes pelo trabalho desenvolvido e pelo respeito demonstrado com a Câmara. Assim que assumiu a pasta, Molina visitou todos os gabinetes. Os temas mais abordados foram: acessibilidade e mobilidade urbana, construção do aeroporto internacional, sistema viário, implantação da marginal direita e educação no trânsito

O secretário de transporte reiterou que todas as questões serão contempladas no planejamento estratégico. Sobre a acessibilidade, Molina disse que deve começar pelos prédios públicos. “Não se admite que os deficientes físicos não tenham acesso aos prédios públicos, é uma questão legal, já venceram os prazos e estamos correndo atrás”, afirmou.

Para encerrar ele parabenizou os vereadores dizendo: “Esta Câmara nos orgulha, vários projetos de transporte que saem dessa Casa, como os do vereador Yabiku, são exemplos para outros municípios”.