24/04/2009 12h00

Os deputados federais por Sorocaba Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e Jefferson Alves de Campos (PTB) serão homenageados pela Câmara Municipal, através de uma moção do vereador José Crespo (DEM) protocolada nesta sexta-feira (24).

Crespo apresentou a moção considerando o mais recente dos espetáculos desmoralizadores das instituições nacionais, agora novamente protagonizado pela Câmara dos Deputados – o caso das passagens aéreas.

O vereador assinala que já está comprovado e confesso que muitos deputados federais usaram recursos públicos, ou seja, o dinheiro dos contribuintes, para custear passagens indevidas em 1.883 voos internacionais, apenas no período entre janeiro de 2007 a outubro de 2008.

Esses parlamentares usaram sua cota de passagens aéreas domésticas para beneficiar esposas, amantes, filhas, sogras, cunhadas e outros laços, proporcionando-lhes viagens internacionais de recreio para as cidades de Atenas, Frankfurt, Londres, Madri, Miami, Milão, Nova York, Paris e Roma, entre outras.

- Esses destinos, por si só, evidenciam a real intenção das viagens, ou seja, pura recreação, puro turismo, e representam um escárnio, um desrespeito desses parlamentares para com o povo brasileiro, que os sustenta na Câmara Federal, assinala o vereador José Crespo em sua moção.

Recordando que até agora estão envolvidos nesse escândalo nada menos do que 261 dos 513 deputados federais, ou seja, mais da metade dos nossos pretensos representantes em Brasília, o vereador José Crespo assinala que os autores de tais desmandos merecem e devem ser imediatamente, ou dentro de pouco tempo, defenestrados da vida pública.

Como, por uma questão de justiça, não se pode generalizar nas críticas, mas levar em conta o ensinamento bíblico de Mateus e separar o joio do trigo, Crespo lembrou que na metade dos parlamentares não enlameados nesse escândalo, “entre os representantes de Sorocaba temos dois dignos deputados, quais sejam os senhores Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e Jefferson Alves de Campos (PTB)”.

Por esse motivo, e considerando finalmente que esses parlamentares, “citando o grande Rui Barbosa, mesmo vendo triunfar as nulidades, prosperar a desonra, crescer a injustiça e agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, não têm vergonha de serem honestos” é que o vereador José Crespo apresentou a moção, pela qual a Câmara vai aplaudir os deputados Antonio Carlos Pannuncio e Jefferson  Alves de Campos.

Os alvos da justa homenagem, como lembrou o vereador José Crespo, “honrando o povo em geral e seus eleitores sorocabanos, continuaram limpos e impolutos em mais esse mar de lama que assolou a política nacional e que, ao contrário de tantos colegas do Congresso Nacional envolvidos no deplorável escândalo, saíram ilesos desse episódio que maculou a cidadania brasileira e envergonhou o país diante da comunidade das nações”.