23/04/2009 12h00
 

Segundo o vereador Helio Godoy, o documento que será entregue ao prefeito contém estudos da região de Sorocaba

 

O prefeito Vitor Lippi receberá membros da Frente de Combate aos Efeitos da Crise em Sorocaba e Região, nesta sexta-feira, 24, às 16h30, em seu gabinete. A comissão entregará ao prefeito um relatório contendo sugestões para que o Poder Público promova ações afirmativas no combate aos efeitos negativos da crise internacional que afetou o Brasil e a economia da região.

 

A frente foi formada em audiência pública realizada em 16 de fevereiro último, na Câmara Municipal de Sorocaba, e contou com lideranças políticas, empresários, sindicatos, representantes de partidos políticos e diversas universidades de Sorocaba, quando se discutiu a crise financeira internacional e seus efeitos na economia de Sorocaba e Região.

 

Segundo Hélio Godoy (PSDB), autor da audiência, o objetivo foi de discutir de forma suprapartidária e apresentar propostas para amenizar os possíveis efeitos negativos da crise que, desde o ano passado, vem gerando desemprego e queda na arrecadação dos municípios.

 

Na audiência pública foi apresentado ao então secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Daniel de Jesus Leite, uma série de sugestões a serem levadas ao prefeito, entre elas, a manutenção dos investimentos públicos e o investimento na qualificação da mão-de-obra no município.

 

A implantação do Parque Tecnológico e a vinda da Toyota foram colocados como importantes alavancas para a manutenção dos investimentos na Região, além da criação de um grupo inter-setorial e regional de monitoramento da crise com a participação de entidades de classe, sindicatos, universidades, e representantes dos governos e Câmaras Municipais.

 

Segundo Hélio Godoy, além dos estudos, o relatório com novos dados econômicos referentes à avaliação realizada por especialistas na área de economia do primeiro trimestre de 2009 já foi encaminhado ao prefeito.

 

“Naquele momento o ambiente parecia mais favorável para a manutenção dos investimentos, emprego e renda da região, porém, agora, mesmo com um possível recrudescimento da crise, há de se criar, com o esforço de todos, uma expectativa positiva em Sorocaba e Região”, conclui Hélio Godoy.

 

A reunião, agendada para esta sexta-feira, 24, às 16h30, no gabinete do prefeito Vitor Lippi, deve contar com a presença de representantes de vários segmentos da sociedade. O vereador Hélio Godoy é o presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias da Câmara Municipal de Sorocaba.