06/04/2009 12h00

Mais de 5 mil pessoas participaram das 24 Horas de Caminhada em torno do Paço Municipal, que teve início na manhã de sexta-feira, 3, e se encerrou na manhã de sábado, 5. O evento, que chega à sua oitava edição, contou com cerca de mil participantes a mais do que no ano passado. “Um sinal de que ele já se incorporou ao calendário recreativo da cidade”, observa o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Martinez, que participou da abertura da caminhada, juntamente com o prefeito Vitor Lippi, entre outras autoridades.

Além do apoio institucional, a Câmara Municipal teve um papel ativo na edição deste ano. “Nossos funcionários vestiram literalmente a camisa do evento e representaram a Câmara Municipal ao longo das 24 horas de caminhada, em grupos que iam se revezando”, explica Martinez, ele próprio um dos que caminharam no início do maratona. O presidente do Legislativo  municipal elogiou o esforço da Prefeitura no sentido de promover a atividade física no município, por meio de eventos que acontecem regularmente ao longo do ano.

Na avaliação de Martinez, as 24 Horas de Caminhada têm outro aspecto importante: “É também uma forma de valorizar o meio ambiente, já que o evento é realizado em torno do Paço Municipal, uma região de muito verde”. O vereador acrescenta que a dobradinha entre saúde e meio ambiente tem feito com que Sorocaba seja destacada nacionalmente na área. “Houve, inclusive, uma participação ativa de pessoas da terceira idade, o que comprova o grande sucesso do evento”, acrescenta o vereador.

Segundo informações da Prefeitura, das 36 equipes inscritas para o revezamento (11 a mais do que no ano passado), 32 cumpriram a meta de caminharem 24 horas e receberam troféu. No ano passado, das 25 equipes inscritas, 22 cumpriram a meta. Na edição deste ano, a equipe da Câmara Municipal cumpriu a meta e foi uma das equipes que ganharam troféu.