Vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba vão protagonizar um dos debates mais polêmicos do 53º Congresso Estadual de Municípios, que se realiza em Santos — os limites de atuação das Câmaras Municipais, ditados pela própria legislação vigente. Graduado
Sua tese é corroborada pelo vereador e advogado Anselmo Neto (PP), que também estará presente no evento. “Como participante do congresso, pretendo me posicionar a respeito dessa questão levantada pelo vereador Hélio Godoy. Também entendo que precisamos de alterações urgentes na legislação para fortalecer o Legislativo municipal”, adianta o vereador, que faz pós-graduação em direito público. “A Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade, valoriza muito a figura do prefeito, ao fortalecer o Executivo municipal, mas engessa o trabalho do vereador, ao limitar a atuação das Câmaras Municipais. O vereador fica quase condicionado a apresentar projeto que trata apenas de nome de rua”, reclama o vereador do PP.
Apesar de participar pela primeira vez do fórum, como vereador de primeiro mandato, Anselmo Neto conta que tem acompanhado a história do evento e acredita que sua importância extrapola as fronteiras do Estado: “São Paulo é o segundo Estado em número de municípios, com 645, perdendo apenas para Minas Gerais, que tem 853, mas como é o maior Estado da Federação, esse congresso acaba sendo de suma importância para o municipalismo nacional. As teses que serão discutidas aqui acabam norteando o debate nessa área”. Geraldo Reis, líder do Partido Verde na Câmara, que também vai participar do evento, corrobora o vereador do PP: “A presença do governador José Serra e de ministros do governo Lula, como Dilma Roussef, mostra a importância desse congresso”.
A Câmara Municipal de Sorocaba também estará representada no Congresso Estadual de Municípios pelos vereadores João Donizeti e Neusa Maldonado (ambos do PSDB), e pelo vereador Emilio Souza (PMN), o Ruby. João Donizeti participa dos debates da manhã de quinta-feira, 2, quando estará em discussão o Projeto Município Verde, do governo do Estado, e questões de saneamento. Meio ambiente também é um dos focos da participação do vereador Geraldo Reis. “Também estou interessado em saneamento, habitação e direitos da pessoa com deficiência”, acrescenta Geraldo Reis. O vereador do PV resume a expectativa de seus pares: “Essa troca de experiências entre os municípios, sobretudo entre os vereadores, é muito importante. Tenho certeza que vou colher subsídios importantes para meu trabalho como vereador”.