30/03/2009 12h00

Sorocaba, município com aproximadamente 600 mil habitantes, tem apenas um taxi adaptado para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, especialmente as cadeirantes. A informação é da Urbes e foi prestada ao vereador José Crespo (DEM), em resposta a uma indicação protocolada pelo parlamentar na Câmara.

Crespo sugeriu ao prefeito, através de indicação, a tomada de providências para abertura de licitação visando a concessão de alvarás de licença para taxistas com veículos preparados para transportar aquelas pessoas.

Em atenção ao pedido do vereador, o diretor presidente da Urbes informou que em Sorocaba existe apenas um taxi desse tipo (marca Fiat, modelo Doblô, ano 2008), sinalizado com adesivo identificador e dotado de elevador hidráulico para cadeira de rodas, cintos de segurança para o passageiro e a cadeira, elevação do teto e piso adaptado.

O veículo possui ainda espaço para dois acompanhantes ou demais usuários e os valores de tarifas nele cobrados são os mesmos dos outros taxis, não sofrendo nenhum tipo de acréscimo.

Esse veículo está rodando desde que a Urbes fez uma divulgação em meados de 2008, dirigida aos interessados em explorar esse tipo de atividade com veículos adaptados. Só apareceu o dono daquele Doblô como interessado, até agora.