24/03/2009 12h00

Projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) deliberado pela Câmara nesta quinta-feira obriga shopping centers e hipermercados a destinarem em seus estacionamentos áreas específicas para bicicletas.

De acordo com o projeto, essa área deve corresponder a 5% do total de vagas destinadas para automóveis, resguardadas no mínimo cinco para bicicletas, incluindo a instalação de bicicletário.

A área do bicicletário deverá ser franqueada a todos, sem qualquer distinção, sendo vedado seu uso com fins lucrativos. A despesa de sua implantação ficará por conta do empreendedor.

O projeto do vereador José Crespo condiciona à implantação do bicicletário a expedição do alvará de “habite-se” relativa à construção, ampliação ou modificação dos shopping centers e hipermercados, que terão seis meses para se adaptar aos seus termos.

Justificando o projeto, o vereador José Crespo afirma que seu objetivo é o de contribuir com o Plano Cicloviário de Sorocaba, dentro dos ideais de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”, ao incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo do cidadão sorocabano.