18/03/2009 12h00

O Projeto Felicidade Down — que congrega mais de 300 famílias de portadores de síndrome de Down de Sorocaba e região — será homenageado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão desta quinta-feira, 19, que se inicia às 9 horas. Os criadores do projeto, o casal Célia Regina dos Santos e Tomás André dos Santos — juntamente com sua filha Bruna Teresa dos Santos, que tem síndrome de Down — receberão diplomas, por iniciativa do presidente da Casa, o vereador José Francisco Martinez (PSDB).

O evento faz parte das celebrações relativas ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que transcorre em vários países. Martinez é taxativo ao justificar a homenagem: “A Câmara Municipal, por requerimento de minha autoria, vem promovendo homenagens aos portadores de síndrome de Down. É uma forma de fazer justiça a essas pessoas, que, com seu esforço, estudando, trabalhando, convivendo socialmente, dão lições de vida para todos nós”.

O Projeto Felicidade Down se caracteriza pela ênfase na socialização dos portadores da síndrome de Down, por intermédio da interação com a família e amigos. Sem estatuto nem personalidade jurídica, o projeto é pautado pela realização de atividades sociais, recreativas, culturais, educacionais e esportivas, além de promover a integração das pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho.