18/03/2009 12h00
 

Projeto de lei do vereador José Crespo deliberado nesta terça-feira pela Câmara institui o Programa Auxiliar de Segurança Pública “Vigilantes do Bairro”, com o propósito de envolver os moradores das pequenas comunidades, de maneira organizada, no esforço governamental contra a violência e pela harmonia social.

 

Esse programa deverá ser coordenado e operacionalizado pela Secretaria da Segurança Comunitária, que garantirá sob todas as formas o sigilo da identidade dos colaboradores. Os voluntários serão selecionados através de campanhas de divulgação e conscientização.

 

Esses voluntários receberão treinamento específico para a função, ficando aptos a observar e transmitir à Central de Inteligência do Programa todas as situações suspeitas que vierem a ocorrer no seu bairro, a fim de que sejam objeto de análises e ações saneadoras.

 

O projeto do vereador José Crespo foi inspirado num programa de segurança semelhante bem sucedido implantado nas principais cidades americanas, bem como em projeto de lei que tramita pela Assembléia Legislativa.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.