18/03/2009 12h00

Em requerimento aprovado pela Câmara, o vereador José Crespo menciona o antigo plano da Urbes de  aproveitar parte da malha ferroviária da cidade para implantar o chamado metrô de superfície (em janeiro de 1992 a Prefeitura e a empresa municipal chegaram a anunciar a existência de estudos técnicos favoráveis a esse projeto).

Crespo lembra que, na época do estudo, o metrô foi considerado inviável “pela demanda de passageiros e em função dos investimentos necessários, mas que atitudes administrativas e políticas deveriam ser tomadas nos anos seguintes para viabilizar esse projeto volta do ano 2010, que está muito próximo”.

Por isso, o vereador Crespo está indagando à Prefeitura sobre as providências que tenham sido tomadas de 2005 para cá visando o aproveitamento dos trilhos ferroviários da cidade para o transporte de passageiros e se a municipalidade dar continuidade a esse projeto, mesmo que sua finalização somente possa ocorrer após 2012.

Para apresentar o requerimento, Crespo levou em conta o fato de que a maioria das linhas de ônibus existentes tem sentido radial e convergente ao centro da cidade, com sujeição ao trânsito rodoviário e congestionamentos que aumentam o tempo das viagens.

Na ótica do vereador Crespo, o funcionamento de um metrô de superfície no trecho entre George Oetterer e Inhaíba iria permitir que a maioria das linhas de ônibus não precise mais ir até o centro, descarregando seus passageiros desde cada bairro ao ponto de encontro mais próximo com a ferrovia, com grandes vantagens em se tratando de tempo e conforto.