17/02/2009 12h00

A Câmara Municipal criou uma comissão especial para levantar dados a respeito da merenda escola em Sorocaba. A medida foi proposta pelo vereador Francisco França (PT) e teve aprovação unânime do plenário. Presidida pelo próprio Francisco França, a comissão também será composta pelos seguintes membros: Paulo Mendes (PSDB), Anselmo Neto (PP) e Luís Santos (PMN).

O vereador do PT observa que, como não há evidências de irregularidades, não é o caso de se propor a formação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), mas sustenta que é necessário analisar o serviço de merenda escolar no município. “A empresa que cuida da merenda escolar em Sorocaba é acusada de práticas ilícitas em 12 cidades, o que leva a pensar que ela também pode estar envolvida em problemas aqui”, alerta Francisco França, cujo requerimento teve o apoio dos vereadores Anselmo Neto (PP) e Izídio de Brito (PT).

Mesmo observando que a situação da merenda escolar em Sorocaba é diferente do caso da merenda escolar na capital e nas demais cidades onde ocorreram irregularidades, o vereador Marinho Marte (PPS) apoiou a instalação da comissão. Lembrando que uma das funções essências do Legislativo é fiscalizar as ações do Executivo, o vereador Paulo Mendes, líder do PSDB, também referendou a criação da comissão. Já Francisco França, como autor da proposta, foi enfático: “Não ficarei feliz se for constatada irregularidade ao final da investigação, mas investigar é o papel da Câmara”.