19/02/2009 12h00

Rozendo de Oliveira (PV) cobra a troca de paralelepípedos, que, segundo ele, são inadequados para o tráfego atual

O recapeamento de 13 ruas do Além-Ponte — com a substituição de paralelepípedo por asfalto — está sendo reivindicado pelo vereador Rozendo de Oliveira (PV), mediante requerimento aprovado na Câmara Municipal. A medida, segundo o vereador, é imprescindível para adequar as ruas da região ao tráfego atual de veículos. “O Além-Ponte foi um dos primeiros bairros da cidade a receber calçamento com paralelepípedo. Na época, era uma inovação. Mas isso foi nos anos 30. Hoje, quase 80 anos depois, esse tipo de calcamento é inadequado”, explica o vereador.

Segundo Rozendo de Oliveira, o paralelepípedo sofre desgastes com o tempo e se transforma numa superfície lisa e escorregadia, propícia a acidentes. “Em tempo de chuva, ele se torna uma armadilha letal para o trânsito de veículos e pessoas a pé, especialmente em regiões acidentadas, com muitos aclives e declives”, salienta.

Levantamento realizado pelo vereador do Partido Verde mostra que a Vila Hortênsia e a Vila Haro, no Além-Ponte, somam, juntas, 24.356 metros quadrados de ruas com paralelepípedos (veja boxe). Rozendo de Oliveira quer saber da Prefeitura se está previsto o recapeamento asfáltico dessas vias. “Caso contrário” — ressalta —, “queremos saber que solução será adotada, especialmente nesta época de chuva, para evitar os acidentes na região”.

Ruas que podem receber asfalto

Confira as ruas das vilas Hortência e Haro que podem ser recapeadas com asfalto mediante requerimento do vereador Rozendo de Oliveira (PV)

Rua Madri – 680 m2

Rua Catalunha – 730 m2