19/02/2009 12h00

O Projeto Educarte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania, será implantado a partir de março no Jardim Matilde, Vila Rica, atendendo a vários bairros da região. Todavia, o prédio que irá sediar o projeto, na Rua Marcelo Scotto, nº 78, não se acha adequadamente preparado para recebê-lo. É o que sustenta o vereador João Donizeti (PSDB), que, mediante requerimento aprovado na Câmara Municipal, reivindica a construção de alambrado em torno do referido prédio. “Essa medida é essencial para a segurança das crianças e adolescentes que irão ser atendidos pelo projeto”, assegura.

O Projeto Educarte da Vila Matilde vai beneficiar também os bairros Maria Eugênia, Nova Esperança, Ipiranga, Refúgio, Retiro São João, Jardim Sueli e Parque São Bento. O vereador lembra que o próprio nome “Educarte” (misto entre as palavras “educação” e “arte”) remete ao indispensável cuidado que se deve ter com as crianças e adolescentes que serão atendidos pelo projeto. “E a segurança, sem dúvida, faz parte desse cuidado”, enfatiza.

No Projeto Educarte, crianças e adolescentes participam de atividades recreativas e educacionais que têm como objetivo valorizar o talento de cada um. Além disso, recebem duas refeições (um café e um almoço). “Mas o prédio em que será executado o projeto não está cercado e nada impede que as crianças e adolescentes saiam para a rua”, enfatiza. Observando que 60 crianças serão atendidas pelo projeto, João Donizeti é enfático: “Isso torna ainda mais necessário o controle de entrada e saída de pessoas no referido prédio, o que só é possível com o alambrado”.