04/03/2009 12h00

A escolha de policiais militares para o comando da Guarda Municipal de Sorocaba está sendo objeto de questionamento por parte do vereador Antônio Carlos Silvano (PMDB). Mediante requerimento aprovado na Câmara Municipal, o vereador quer saber do prefeito Vitor Lippi (PSDB) por que apenas pessoas oriundas da Polícia Militar são designadas para o cargo de comandante e subcomandante da corporação.

“Há 15 anos, em abril de 1994, quando foi criada a Guarda Municipal, o então prefeito Paulo Mendes convidou pessoas experimentes da Polícia Militar para comandá-la. Na época, agiu corretamente. A corporação era nova e precisava da experiência alheia. Hoje, a Guarda Municipal tem experiência própria, dispõe de funcionários de carreira, que se aprimoraram nos estudos e estão aptos a comandá-la”, sustenta o vereador peemedebista.

Antônio Carlos Silvano observa que o aproveitamento de servidores de carreira em cargos de chefia tem sido positivo para o setor público: “Em outras secretarias e assessorias técnicas preenchidas por funcionários de carreira, percebe-se uma melhoria da qualidade do serviço prestado à população”. O vereador cita como exemplos a Secretaria de Saúde, a SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba), a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Assuntos Jurídicos, entre outros órgãos.