04/03/2009 12h00
 

Artista plástica insere a mulher no bucolismo de suas paisagens e na vivacidade de suas naturezas-mortas, em exposição na Câmara Municipal

 

A placidez de bucólicas paisagens e o harmônico arranjo de naturezas-mortas dão o tom da exposição que a artista plástica Josefa Martorell Turano realiza na Câmara Municipal de Sorocaba, durante a Semana da Mulher, promovida por iniciativa da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A tela Mulher Acima de Tudo, que mostra uma mãe amamentando o filho, integra a exposição, possibilitando ao público uma reflexão sobre o múltiplo papel da mulher na sociedade, que se desdobra entre as esferas pública e privada.

 

Natural de Valência, na Espanha, Josefa Turano veio para o Brasil em 1957 e, antes de se instalar na Vila Assis, em Sorocaba, morava em São Paulo, onde produzia vitrais em art noveau. Autodidata, começou a pintar em tecido, cerâmica e gesso quando ainda exercia a função de cabeleireira. Posteriormente, incursionou pelo óleo-sobre-tela, sua grande paixão, segundo ela própria. A paisagem é o objeto favorito de seu olhar, que também se debruça pelo bucolismo interior do espaço doméstico, flagrando garrafas, mesas, livros e jarros de flores, entre outros objetos, numa introspectiva crônica da vida doméstica.

 

Josefa Turano também tornou se restauradora, ainda que por acaso. Depois de um acidente ocorrido no dia da Coroação de Nossa Senhora das Graças, na Vila Assis, a artista se viu obrigada a consertar uma imagem e, a partir desse episódio, acabou restaurando oito grandes imagens de santos. Mesmo não tendo freqüentado escola de belas artes, a artista autodidata não se esquece daquele que considera seu único mestre — o professor Francisco Antonelle, que também vive em Sorocaba. A mostra dos trabalhos de Josefa Martorell Turano está aberta ao público na Câmara Municipal de Sorocaba, durante todos os dias úteis.