Estarão presentes na sessão solene (que será presidida pelo vereador Hélio Godoy) o arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes, e o vice-prefeito José Airton Ribeiro, que se encontra no exercício do cargo. Também participam da audiência pública, a secretaria da Cidadania, Maria José de Lima; o delegado da Infância e Juventude, Antônio Cupim; o promotor da Vara da Infância, Antônio Farto Neto, e a coordenadora arquidiocesana da Campanha da Fraternidade, Anice Souza de Almeida.
Instituída em 1964 pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Campanha da Fraternidade nasceu com o intuito de incentivar a participação dos leigos na igreja, tanto que a primeira campanha teve como tema “Lembre-se: Você Também É Igreja”. Desde então, ela vem sendo realizada anualmente, por ocasião da Quaresma, período litúrgico católico que se inicia com a Quarta-Feira de Cinzas e se encerra na Páscoa, passando pela Sexta-Feira Santa. Todos os anos são escolhidos temas de relevância social, como fome, desemprego, violência e meio ambiente, entre outros.
“O objetivo da Campanha da Fraternidade de 2009 é fazer com que a sociedade se envolva com a segurança pública, que não pode ser uma responsabilidade apenas do Estado, dos governos, é de todos nós”, explica o vereador Hélio de Souza, católico militante, que atua na pastoral de casais e de comunicação da Igreja. Já o vereador Anselmo Neto, membro da Renovação Carismática Católica, enfatizou o caráter inter-religioso da campanha e defendeu o fortalecimento da família: “Enquanto a família não estiver espiritualizada, voltada para uma fé, seja ela qualquer for, dificilmente o poder público vai conseguir vencer a criminalidade e a injustiça social”.