06/03/2009 12h00

O Ministério da Previdência Social deve dotar a região de Sorocaba, composta por 79 municípios, de 20 novas agências, órgãos responsáveis pela operacionalização de todos os direitos previdenciários e assistenciais do cidadão. Como Sorocaba deve ser beneficiada com a instalação de uma dessas novas Agências da Previdência, o vereador Rozendo de Oliveira (PV) reivindica que ela seja implantada na região do Além-Ponte.

“Essa região é uma das mais antigas da cidade, com uma grande população idosa, que, para ser atendida, tem de se deslocar até a agência do centro, onde não passa linha de ônibus nem há estacionamento disponível. Por isso, defendo que a nova Agência da Previdência seja instalada no Além-Ponte”, afirma Rozendo de Oliveira, observando que, caso seja implantada na região, a agência irá beneficiar bairros como Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Éden, Cajuru, Zona Industrial e adjacências. “Somando todos esses bairros, são mais de 230 mil pessoas a serem beneficiadas”, enfatiza.

O vereador do Partido Verde tem até uma sugestão de área para a instalação. Em requerimento aprovado na Câmara Municipal, Rozendo de Oliveira sugere as proximidades das Ruas Coronel Nogueira Padilha, Pedro José Senger ou Av. São Paulo. “São locais de fácil acesso, tanto para quem usa transporte próprio quanto para quem depende do transporte urbano”, argumenta, lembrando que, das três grandes regiões da cidade (Além Ponte, Cerrado e Zona Norte), só a Zona Norte já possui agência da Previdência Social.