Evento foi realizado por iniciativa do vereador Caio Oliveira (Republicanos) e homenageou profissionais e entidades da área de formação.
Por iniciativa do vereador Caio Oliveira (Republicanos), a Câmara Municipal realizou, na tarde desta sexta-feira, 6, uma sessão solene em celebração ao Dia do Tecnólogo, comemorado na mesma data. Na oportunidade, foram homenageados professores e profissionais que atuam na formação e reconhecimento dos tecnólogos como categoria importante para o desenvolvimento da cidade.
A mesa principal da solenidade, presidida pelo vereador proponente, foi composta por Jonata Mena, secretário geral da Câmara Municipal; Nelson Cancelara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS); prof. Dr. José Martins de Oliveira Junior, representando reitoria da Universidade de Sorocaba (Uniso); prof. Mestre Cesar Munari, representando a diretoria da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec); e o prof. Mestre Agemiro Rodrigues de Souza, representando o Conselho Regional de Administração de São Paulo.
Caio Oliveira, que é tecnólogo formado em logística, disse ser uma honra fazer essa homenagem e lembrou ter participado da criação da lei que instituiu a data no calendário municipal, cinco anos atrás, como assessor do então proponente, o vereador Rodrigo Manga. Segundo ele, a formação tem muita ligação com a política, para onde ele traz vários dos conhecimentos adquiridos durante o curso. “O objetivo dessa sessão é valorizar a classe, fazê-la crescer e projetarmos ainda mais as melhorias para beneficiar os tecnólogos. O slogan da cidade de Sorocaba é ‘é cidade de humanizada e inovadora’ e isso só acontece por causa de vocês, dos tecnólogos”, disse o vereador, lembrando que o prefeito também pé tecnólogo.
Durante a sessão, foram entregues votos de congratulações pela data aos homenageados professor Mestre Cesar Munari; professor José Antônio Ribas, professor José Itamar Monteiro, tecnólogo Marcelo Santos, professor Pedro Dutra, professor Doutor. Renan Angrizani de Oliveira, professor Mestre Richarlison Luz, professora Mestra Rosangela de Araújo, professor Doutor Valmir Cunha e o professor Mestre Argemiro Rodrigues de Souza, que recebeu dois votos, por ser tecnólogo e representante do Conselho Regional de Administração.Também foram entregues certificados de congratulações aos professores representantes de cada um dos cursos tecnólogos ofertados nas entidades educacionais Fatec e Uniso.
Depoimentos – Munari, representando a Fatec Sorocaba, lembrou que a entidade completou 50 anos e que, talvez, seja a formação tecnóloga mais antiga no Brasil, tendo iniciado antes mesmo da unidade de São Paulo. “Começou a funcionar em maio de 1970 e formou mais de 11 mil tecnólogos”, disse. Segundo ele, o dia do tecnólogo no Brasil foi criado em 1976 pelo Conselho Federal de Educação (CFE) para dar visibilidade à nova modalidade de formação, que muitas pessoas tinham dificuldade de entender. “Esse modelo de formação mais específica, com foco localizado e mais curta, caiu no gosto da sociedade. É um grande atrativo para o mercado e a sociedade como um todo”, afirmou. Ele contou que existe a possibilidade de um novo curso para o próximo ano, de manutenção de aeronaves, entre outras novidades. Centésima turma do primeiro curso formada este ano.
Representante da Uniso, o professor José Martins disse que a data honra e reconhece a importância do profissional. “É uma oportunidade para refletirmos a contribuição valorosa que esses especialistas fazem em nosso mundo tecnologicamente avançado”, afirmou. Ele explicou sobre o diferencial dos cursos oferecidos pela universidade, como o de equinocultura, o único no Brasil, e falou sobre a importância dos tecnólogos. “Estão na vanguarda da inovação, buscando maneiras de melhorar e aprimora as tecnologias existentes”, citou como um dos diferenciais da profissão. “Os tecnólogos são os arquitetos do nosso futuro tecnológico. Hoje celebramos esses heróis anônimos”, concluiu.
Na sequência, Nelson Cancelara parabenizou a iniciativa do vereador pela sessão solene e disse o tecnólogo tem papel importante por “pôr a mão na massa efetivamente”. Segundo ele, muitas empresas têm buscado o tecnólogo ao invés de engenheiro. “O tecnólogo, ao meu modo de ver, tem um posicionamento muito importante nos dias de hoje”, afirmou.
Ao final, Argemiro de Souza agradeceu, em nome de todos os tecnólogos, a oportunidade participar da homenagem. “Agradeço ao vereador Caio e ao prefeito Rodrigo Manga, que na época de vereador aceitou levar à frente a bandeira desse projeto”, disse. Ele fez um resumo da história dos tecnólogos e do trabalho para reconhecimento dos profissionais, além da participação do Conselho de Regional de Administração. “Tem havido um crescimento exponencial da formação de tecnólogo, são pelo menos 113 formações, vinculadas a nove eixos. É importante impulsionarmos isso mostrando que existem possibilidades além do bacharelado e licenciatura”, disse.