Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
22/10/2024 15h00
atualizado em: 22/10/2024 11h13
Facebook

Vereadora defendeu também importância de investimentos na saúde e cultura em participação na Rádio Câmara

As expectativas para a nova composição da Câmara Municipal, o desafio da candidatura à presidência da Casa e a importância da representatividade feminina foram alguns dos temas destacados pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, na manhã desta terça-feira, 22, antes da sessão ordinária. A parlamentar também falou sobre o orçamento municipal, o Outubro Rosa e a carência de ginecologistas no município.

Reeleita com 6.860 votos, Fernanda Garcia se tornou a vereadora com mais votos da história de Sorocaba em uma eleição. Ela mencionou que o processo eleitoral foi intenso e cheio de incertezas, mas destacou a importância das propostas apresentadas durante a campanha para a conquista, que, em sua opinião, reflete o reconhecimento de seu trabalho nos últimos anos.

Nova legislatura – A vereadora falou sobre suas expectativas para a próxima legislatura, com início em 2025, que contará com 25 vereadores. Ela espera uma Câmara Municipal mais participativa e independente, “com debates mais qualificados e menos ataques, especialmente contra as mulheres”, conforme destacou. 

Fernanda Garcia também falou que será candidata à presidência da Câmara, sublinhando que nunca houve uma mulher ocupando o cargo. “Isso é devido a uma sociedade ainda marcada pelo machismo e elitismo”, afirmou a parlamentar. “Em toda a história, apenas 10 mulheres foram eleitas; nenhuma como presidente. Defendemos um mandato na presidência com independência e transparência, e defendemos a importância da separação entre os poderes e do debate político”, acrescentou a vereadora, que enfatizou a importância da representatividade feminina na política e a necessidade da conscientização de toda a sociedade para promover mudanças.

Apoio à cultura – Outro tema abordado na entrevista foi a relevância das audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual, realizadas nas últimas duas semanas na Câmara Municipal. A vereadora destacou a participação no debate da comunidade artística, que se queixa do orçamento reduzido destinado à cultura. Fernanda Garcia defendeu que 2% do orçamento municipal sejam reservados à Secretaria da Cultura, em contraste com os 0,38% previstos para o próximo ano. Ela mencionou que utiliza emendas impositivas para tentar mitigar essa situação, direcionando recursos a iniciativas culturais.

No âmbito da saúde, a vereadora falou sobre a campanha Outubro Rosa e a necessidade de melhorar o atendimento às mulheres na cidade, especialmente em relação à carência de ginecologistas. Ela defendeu a contratação de mais enfermeiras e a realização de campanhas educativas para garantir que as mulheres possam receber atendimento nas unidades básicas de saúde em seus bairros.

A entrevista da vereadora Fernanda Garcia na Rádio Câmara foi transmitida ao vivo também pela TV Câmara, assim como pelas redes sociais do Legislativo sorocabano, onde está disponível na íntegra.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.