Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
13/09/2024 10h31
atualizado em: 13/09/2024 10h31
Facebook

O questionamento se deve a queixas de paciente sobre a falta de fornecimento de medicamentos e insumos para tratamento da doença

Lembrando que diabetes é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e, se não for devidamente controlada, pode levar a complicações graves, como doenças cardiovasculares, neuropatias e problemas renais, um vereador da Câmara Municipal de Sorocaba está questionando o Executivo, por meio de requerimento aprovado na Casa, na quinta-feira, 12, acerca de queixas de pacientes quanto à falta de insumos adequados para o tratamento da doença.

O parlamentar lembra que, em julho de 2024, uma munícipe se queixou que, no posto de saúde do Bairro Nova Sorocaba, estava faltando agulha para aplicação de insulina para diabetes e, em resposta a seu questionamento, a Secretaria de Saúde respondeu que houve atraso na entrega do insumo, mas que havia contrato vigente e o estoque estaria normalizado em poucos dias. Entretanto, a situação, segundo a munícipe, não teria sido regularizada.

Com isso, o vereador quer saber quais são os medicamentos e insumos relacionados ao tratamento de diabetes fornecidos pelas unidades de saúde para os pacientes e de que forma são controladas a aquisição, a logística e a entrega destes produtos para os pacientes. Também indaga se o desabastecimento se limita às agulhas ou mais itens estão em falta e se atinge outras unidades de saúde. Também indaga sobre as providências a Prefeitura está tomando para resolver o problema.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.