30/04/2024 17h28
atualizado em: 30/04/2024 17h30

Iniciativa feita em conjunto com a vereadora Iara Bernardi e Francisco França precisa de sete assinaturas para ser instaurada

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL), em conjunto com os vereadores Iara Bernardi (PT) e Francisco França (PT), propõe a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal de Sorocaba, para apurar denúncia de contratos da Prefeitura com empresas ligadas ao crime organizado em Sorocaba. A iniciativa foi anunciada em sessão ordinária desta terça-feira (30) e, além dos três proponentes, precisa de mais quatro adesões para ser instaurada.

De acordo com Fernanda Garcia, é imprescindível que o Poder Legislativo contribua com as investigações. “Estamos diante de um escândalo de proporção nacional, onde o Poder Público  Municipal é apontado por celebrar contratos com empresas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que expandiu seus tentáculos para contratos a instituições públicas. Precisamos entender melhor a natureza dessas relações em Sorocaba e se há alguma relação obscura com agentes públicos na efetivação destes contratos”, defende.

Fernanda ainda argumenta que a adesão dos vereadores à CPI vai expor o grau de compromisso deles com a ética e o combate à corrupção. “Os vereadores discursam muito contra a corrupção. Essa proposta de CPI é uma oportunidade deles contribuírem com a apuração dos fatos. Ela vai definir quem usa esse discurso retoricamente e quem tem compromisso com a investigação séria e independente”, defende.

(Com assessoria de Imprensa – vereadora Fernanda Garcia/PSOL)