30/04/2024 12h06

O vereador destaca a importância da primeira etapa da obra e pede informações sobre o cronograma de sua conclusão

O vereador Dylan Dantas (PL), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 30, questiona o Executivo sobre a construção do Reservatório de Detenção de Cheias do Parque dos Italianos em conjunto com uma área de lazer.

“A iniciativa integra a primeira etapa do projeto de obras de macrodrenagem na região central de Sorocaba e é esperada há mais de 40 anos pela população”, afirma Dylan Dantas, observando que o prazo de execução previsto é de até 12 meses, com um investimento estimado em R$ 3 milhões.

Em seu requerimento, o vereador lembra que a Prefeitura anunciou, em julho do ano passado, o início das obras do reservatório, cuja primeira fase estava prevista para ser entregue em dezembro de 2023. “Entretanto, diversos moradores da região dizem que não há maquinários ou qualquer tipo de andamento das obras, e por conseguinte, há muito mato alto e lixo no local”, afirma Dylan Dantas, que visitou o local.

O parlamentar destaca a importância da primeira etapa da obra, que deve contemplar a ampliação do leito do córrego, para aumentar a vazão; o remanejamento de uma rede coletora de esgoto que passa junto ao manancial; a construção do RDC, assim como a instalação de um sistema de controle hídrico, por meio de vertedouro, para regular automaticamente o nível do reservatório.

Em seu requerimento, Dylan Dantas faz, entre outros, os seguintes questionamentos ao Executivo: a previsão para a conclusão das obras; se os valores empenhados para o início das obras foram utilizados; se procede que o valor da obra é de R$ 3 milhões; se a empresa contratada está cumprindo com suas obrigações; e qual o impacto social e de infraestrutura, considerando períodos de chuva e o bem-estar da população local, caso não se conclua a obra dentro do previsto. O requerimento contou com apartes do vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil) e da vereadora Iara Bernardi (PT).