Dispõe sobre a concessão de Medalha João Calvino do Mestre em Teologia ao Ilustríssimo Senhor “JEFERSON LUZ BONA” e dá outras providências.

Promulgação: 17/10/2023
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA:


Nascido em 07 de setembro de 1978, na cidade de Mairinque, localizada no interior do Estado de São Paulo, Jeferson Luz Bona, é filho de Paulo César Bona e Rosmeire Luz Bona (in memorian).

Sendo filho e neto de ferroviários, o pequeno Jeferson, foi crescendo, vendo diuturnamente, a composição de trens (locomotivas e vagões) circulando nos trilhos da antiga estação e depósito da FEPASA (Ferrovia Paulista S.A.), localizada na cidade de Mairinque. Aos 14 anos, ele também ingressaria na ferrovia, através de sua aprovação no “vestibulinho” da Escola SENAI – “Gaspar Ricardo Júnior”, na cidade de Sorocaba, como também, em sua aprovação nos exames da ferrovia.

Em 1998, inicia seus estudos na FAC – São Roque (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque) no curso de Administração de Empresas. Foi nesse período, que além dos estudos na área administrativa, outra paixão começava crescer em seu coração (através da Igreja Presbiteriana do Brasil, que em sua cidade, que frequentava desde sua infância): a teologia reformada.

Assim, logo após terminar sua primeira graduação, em 2003, foi aprovado no vestibular unificado dos seminários da IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil) e foi estudar teologia, no Seminário Presbiteriano do Sul (SPS), na cidade de Campinas. Foram anos que marcaram profundamente a sua vida.

Retornando para Sorocaba, após residir em Campinas por quatro anos, vai desenvolver sua vida eclesiástica, e em 2009, é ordenado ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna (Sorocaba), onde atuaria como pastor auxiliar, onde ficou por dois anos. Mais tarde, em 2011, estaria assumindo o pastorado na IPB em uma igreja local, passando também, por outras igrejas da região nos anos seguintes, a saber: IPB Vila Fiori (3 anos); IPB de Alumínio (6 anos); IPB Jardim Simus (3 anos).

Em 2013, vai iniciar seus estudos na pós-graduação latu-sensu, no curso de Docência do Ensino Superior. Desta forma, através dos estudos nessa área, nasce uma verdadeira paixão pela a docência universitária. Logo após, realiza um MBA em Recursos Humanos e, depois de uma orientação acadêmica, vai estudar por um ano, a disciplina de Políticas Públicas na Educação, na UFSCAR (Campus Sorocaba).

Encorajado a continuar se dedicando aos estudos acadêmicos, pelo mui digno Reitor da UNIP Sorocaba, Sr. Gláucio Luz, como também, pelo amado pastor de seu coração, Reverendo Wilson do Amaral Filho, no ano de 2018, Jeferson vai ingressar no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus Higienópolis). Seria um marco profundo e significativo em seus estudos acadêmicos.

Logo que terminou o Mestrado, em 2018, iniciou o curso de Especialização em Educação Cristã, pelo Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper (CPAJ), na cidade de São Paulo. Curso este, que somaria muito em sua vida eclesiástica.

Atualmente, ele está cursando o segundo semestre do Doutorado, na mesma área de estudo e pesquisa, a saber: Educação, Arte e História da Cultura, que é um Programa de Pós-Graduação interdisciplinar. Seu foco, desde o período de mestrado, tem sido os estudos na formação docente. Por cerca de quase 10 anos, tem atuado como docente no Ensino Superior (nos cursos de EAD, presencial e pós-graduação latu-senso).

Também atuou por sete anos como Capelão, no Hospital Evangélico de Sorocaba (HES). Tem atuado na gestão de educação continuada em empresas, desenvolvendo, dentre outros temas, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), sempre realizando uma abordagem contemplando a Cosmovisão Cristã. Após passar por algumas igrejas como pastor, atualmente, ele atua como pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Votorantim (IPV).

Jeferson é casado com Alaiane. A união do casal, gerou a maior conquista e benção de sua vida: o seu filho Daniel (de 10 anos).