Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Emérito ao Ilustríssimo Senhor “ANDERSON SANTOS”.

Promulgação: 11/08/2023
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA:


Anderson Santos nasceu em 23 de agosto de 1968. Filho de Islau Santos e Lourdes Silva Santos. Tem um irmão, Wilson Santos, hoje construtor no Rio de Janeiro.

Teve sua formação básica em Sorocaba nas escolas públicas: Sesi 123, Antônio Padilha, Júlio Prestes de Albuquerque (Estadão). Tem três filhos Alessandro Rossetto Santos, Nádia Oliveira Santos e Anderson Santos Filho. Casado com Fernanda Maldonado Monti Santos.

É Radialista (Senac Sorocaba - 1987), Jornalista (Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo - 1991), Advogado (Universidade de Sorocaba UNISO- 2001), Especialista em Direito Processual Civil (Faculdade de Direito de Itu - 2004), Mestre em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie 2008) e Doutor em Políticas de Educação (Universidade de Sorocaba UNISO-2022).

Autor dos livros:

"Função social da propriedade urbana - Regularização Fundiária" - lançado em 2009, após sua experiência como coordenador do Projeto de Desfavelamento ocorrido no Governo Renato Amary na cidade de Sorocaba. Tem dezenas de artigos publicados em jornais e revistas de todo país.

"Regulação Social e as Formas de Consenso no Movimento "Escola sem Partido” lançado em 2021 - fruto de sua tese de doutorado em Políticas de Educação.

Sua carreira na área da comunicação teve início em 1985 onde atuou como locutor nas melhores rádios do país: Metropolitana FM, Cacique FM. Bandeirantes FM, Educadora FM de Campinas, Transamérica FM de São Paulo, Vanguarda FM, Boa Nova AM, Ipanema FM de Sorocaba, Jovem Pan de São Paulo e Nova Fm Record em São Paulo.

No âmbito público atuou por 18 anos no Poder Executivo onde desenvolveu os projetos: "Desfavelamento de Sorocaba", "Câmara de Mediação", "Se liga Sorocaba - 24 horas de Cultura". "Expo Literária", "Vai e Vem", "Mais Cultura" e "Cantata de Natal na Estação Ferroviária". Na Prefeitura de Sorocaba ocupou os cargos de Assessor Técnico, Assessor Especial; foi também Secretário da Cidadania, Secretário de Cultura e Lazer e Secretário de Comunicação da cidade de Sorocaba.

Concursado como servidor público de carreira (mestre de cerimônias) da equipe de Cerimonial Público da Câmara Municipal de Sorocaba desde 2015, atuou como supervisor da Rádio Câmara Sorocaba, tendo inaugurando a emissora. Foi o responsável pela formatação de todo o conceito de programação da Rádio Câmara que tem inovado com sua programação alinhada aos requisitos de transparência pública almejados pela sociedade, com foco nas notícias do legislativo, na cultura local e nacional. Hoje é Diretor Geral da Escola do Legislativo, onde desenvolve várias ações para a capacitação dos servidores da câmara e educação para a política e cidadania da população de Sorocaba.

Professor universitário, já lecionou no Senac Sorocaba, no curso de radialista, na Academia de Ensino Superior (Ciências e Letras), no Instituto Educacional do Estado de São Paulo e na Faculdade Ipanema - sempre nos cursos de comunicação, administração e direito.

Apesar de ter praticado esportes quando adolescente, viveu uma vida sedentária até os 47 anos, quando do alto dos seus 105 quilos foi diagnosticado como hipertenso. Assustado com aquela notícia resolveu se livrar do remédio de uso contínuo e voltou à prática de atividade física.

Começou na academia do Sesi 123, escola que estudou desde o antigo pré primário, até a quarta série. Após algum tempo iniciou a atividade de corrida de rua. Sua primeira prova foi uma corrida do Sesc Sorocaba de 7 quilômetros no Parque das Águas em 2015, perdeu 25 quilos e hoje tem a pressão arterial controlada sem a necessidade de remédios.

Corredor de rua e maratonista, já participou de diversas corridas pelo Brasil e pelo mundo, entre elas Los Angeles (New Yeas Race) e San Diego (Half Marathon de San Diego). Já terminou nove maratonas: a de São Paulo (duas vezes); a do Rio de Janeiro; a de San Francisco na Califórnia; a Disney Run em Orlando; a de Chicago; Londres; Berlim e Tokyo. Destas, quatro fazem parte do circuito "Six Majors" (as seis maiores maratonas do mundo) - tem um sonho de terminar todas as seis, faltam Boston e New York

Costuma afirmar que: "a corrida de rua é o esporte mais democrático do mundo". Basta uma camiseta, um shorts, um par de tênis e boa vontade, para que o indivíduo inicie sua atividade fisica. Tirando o acompanhamento médico necessário, não há a necessidade de nenhum investimento muito alto para que a pessoa possa praticar o esporte.

Hoje, treina diariamente e entende que a prática de atividade física não deve ser habito apenas dos atletas e sim de todo ser humano que pretende viver bem, em harmonia, com equilíbrio e de forma saudável.

Por tais razões, solicitamos dos Nobres Pares o apoio e a aprovação da presente homenagem, com a concessão do Título de Cidadão Emérito para o Sr. Anderson Santos, nos termos deste Projeto de Decreto Legislativo.