Dispõe sobre denominação de “Francelino de Abreu”, a uma via pública e dá outras providências.

Promulgação: 21/06/2023
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA:


Processo nº 24.964/2022

Excelentíssimo Senhor Presidente: 

Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares, o presente Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação de “Francelino de Abreu”, a uma via pública de nosso Município e dá outras providências.

O presente projeto tem o intuito de homenagear Francelino de Abreu, cidadão sorocabano nascido aos 7 de dezembro de 1905 no Bairro Itavuvu, filho do Tropeiro Raymundo Joaquim Antonio e da Sra. Antonia Maria de Abreu.

Seu pai, o Tropeiro Raymundo se instalou no Bairro Itavuvu, salvo engano pode ter sido um dos precursores desse bairro onde foi fundada a cidade de Sorocaba.

Francelino casou se com Iracy Reguelin de Abreu e formaram sua família, tiveram 6 (seis) filhos, Milton, Wilson, Rute, Neide, Admilda e Adenir todos nascidos e criados no Bairro Itavuvu.

Onde montou um comércio de secos e molhados, aquela venda das antigas, onde se achava de tudo um pouco, desde alimentos, leite, pães, embutidos cortados na faca bem amolada, aquela vitrine tradicional de doces, material de higiene e traias para a lida. Lá fez muitos negócios no fio do bigode e na caderneta.

Figura muito conhecida dos viajantes. Aplicou muitas injeções nas pessoas que precisavam, como lembram alguns.

Aos 13 de outubro de 1970 tornou-se Inspetor de Quarteirão de Bairro Itavuvu, pelo Bel. Eider C. da Nóbrega Delegado Seccional de Polícia, com carteira emitida pelo Órgão Oficial.

Pouco a pouco adquiriu áreas ao redor do seu comércio no bairro, onde seus descendentes filhos e netos formaram suas famílias e trabalharam no ramo da olaria, sendo que uma delas ainda hoje permanece e leva o nome do bairro. Hoje netos e bisnetos ainda moram no Bairro, e a maior parte dos imóveis pertencem a seus familiares.

Bons tempos, onde a vida passava devagar e sem nenhuma pressa. Onde a pista de terra da Avenida Itavuvu, asfaltada a pouco tempo, era apenas o caminho para a Rodovia Castelo Branco e acesso à Fazenda Duratex.

O progresso chegou, mas não tirou a nostalgia do bairro, onde todos se conhecem e tem muita história para contar.

Na travessa da avenida Itavuvu, tem a estrada que leva o seu nome Estrada Francelino de Abreu, uma homenagem estimada e querida por seus familiares moradores e demais moradores do bairro. Exaltamos a ratificação dessa Homenagem, para um cidadão que fez muito por seus conterrâneos locais. E salientamos a extrema gratificação de seus familiares, alguns que permanecem morando no bairro e outros que tem seus bens nesse berço Sorocabano.

Desde já agradecemos a atenção dispensada, e aguardamos ansiosamente a providência dessa Homenagem na ratificação do nome da Estrada Francelino de Abreu.

Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei, conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei.