Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “PAULO ROBERTO FREITAS DE CARVALHO”.

Promulgação: 23/03/2023
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA:


Paulo Roberto Freitas de Carvalho: Nasceu em Avaré- SP, em 24 de junho de 1951, filho de Dorival Dias de Carvalho e Maria Aparecida Freitas de Carvalho, ambos professores. A família se mudou de Taquarituba para Sorocaba em 1955, onde o prof. Dorival foi diretor de escolas e supervisor de ensino. A profa. Tita, como era chamada sua mãe, era muito conhecida por ter preparado muitos alunos para a admissão ao ginásio. 

Paulo foi sempre um aluno exemplar, tendo conquistado em mais de uma vez prêmios de melhor aluno no Instituto de Educação Dr. Julio Prestes de Albuquerque, onde estudou de 1962 a 1968, após o curso primário no Grupo Escolar Santa Rosália.  Conquistou uma bolsa de estudos do AFS International Scholarships, tendo residido em Worthington, Ohio, Estados Unidos, onde concluiu o ensino médio em junho de 1969.

Ingressou na Escola Politécnica da USP em 1970, tendo se graduado como Engenheiro Eletricista em 1974. Posteriormente fez pós-graduação em Pedagogia do Ensino Superior. 

De 1973 a 1974 foi estagiário na Praice Engenharia, desenvolvendo software para otimização da rede elétrica da Fepasa. De 1975 a 1979, foi engenheiro de Desenvolvimento e coordenador de Implantação na fabricação de instrumentos de controle com tecnologia Hitachi, na Engematic.

Trabalhou no Grupo Splice, no período de 1980 a 2000. Ali ele iniciou como gerente técnico até ocupar os cargos de diretor de Tecnologia, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Vice-Presidente, tendo sido responsável técnico pelos desenvolvimentos de produtos como telefone público, gerador de chamadas, PABX, telex eletrônico, videotexto entre outros. Negociou e foi responsável pela parceria com a Marconi, tendo sido a Splice líder na fabricação de equipamentos de transmissão com fibra óptica no mercado brasileiro. 

De 2000 a 2006 foi diretor de operações da Marconi, multinacional inglesa, líder na fabricação de equipamentos de transmissão por fibra optica. Com a aquisição mundial da Marconi pela Ericsson, foi designado diretor da Ericsson, responsável pela transição para a fábrica de São José dos Campos. 

De 2007 a 2012 foi o diretor superintendente da Wobben, fabricante de geradores eólicos, do grupo alemão Enercon, com fábricas em Sorocaba e Pecém no Ceará. Durante esse período foram implantadas usinas eólicas no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. A Wobben foi a líder do mercado eólico no mercado brasileiro nesse período. 

Desde 2013 está na FACENS, ocupando inicialmente o cargo de vice-diretor; em 2015 assumiu a direção geral e foi o primeiro reitor quando esta passou ao status de Centro Universitário em 2018. Em 2021 assumiu a função de Diretor Executivo do Instituto de Pesquisas Facens, posição que ocupa até o presente. 

É membro do Conselho Administrativo da FUNDEC desde 2011, e membro do Conselho da Inova Sorocaba, agência de desenvolvimento do Parque Tecnológico de Sorocaba. 

Casado com Ana Maria desde 1973, tendo dois filhos e quatro netos, todos sorocabanos. 

Assim sendo, solicito o apoio dos pares para a outorga deste Título de Cidadão Sorocabano ao Sr. Paulo Roberto Freitas de Carvalho.