Dispõe sobre a concessão de Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior” (Campineiro) ao Senhor “ELISEU SENTELHAS” e dá outras providências.

Promulgação: 01/03/2023
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA:

Eliseu Sentelhas nasceu em 03/08/1949, no bairro Votocel. Filho de André Sentelhas e Carmen Sanches Sentelhas. É pai de Cristiane Mara Sentelhas e de Regina Célia Sentelhas. É avô de Victória Christina Sentelhas e de Ana Beatriz Sentelhas.

Atuou como jogador pelas equipes A.D. Votocel (penta campeã do Cruzeirão desde 1977), Seleção do Quartel, E.C. Corinthians de Votorantim, CA Votorantim, EC Rio Acima, A.A. Floresta, CA Barcelona e Veteranos de Votorantim.

Como árbitro de Futsal, atuou na Liga Sorocabana de Futebol de Salão, na Federação Paulista de Futebol de Salão e na Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Apitou as finais de diversos torneios, como o Campeonato Paulista, a Taça São Paulo de Futsal, o Campeonato Cearense, o Campeonato Brasileiro Juvenil, o Campeonato Estadual, o Campeonato do Interior, a Liga Nacional, o Torneio Inter Estadual, os Jogos Regionais, os Jogos Aberto do Interior, o Cruzeirão, a Taça Votorantim, Citadino, Taça Lisofus, dentre outros. Também atuou em diversos estados do Brasil, como Porto Alegre, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro.

Ainda como árbitro, conquistou os seguintes prêmios e homenagens:

- 1983 - F.P.F.S - Destaque do Interior e Troféu Panathlon Sorocaba - Destaque na Arbitragem;

- 1985 - Lisofus Melhor árbitro de Sorocaba, Copa Roca - Melhor Árbitro;

- 1986 – Itú - Campeonato Ituano - Destaque na Arbitragem;

- 1988 - Porto Feliz - Copa Neobor - Melhor Árbitro;

- 1989 - F.P.F.S. - Apito de Ouro do Interior;

- 1992 - F.P.FS. - Apito de Ouro do Interior;

- 1993 – Sorocaba – Cruzeirão - Melhor Árbitro;

- 1994 – Sorocaba - Troféu Panathlon - Destaque na Arbitragem;

- 1994 – Itapetininga - Copa Center Matarazzo - Melhor árbitro;

- 1994 - F.P.F.S. - Apito de Ouro do Interior;

- 1995 – Lisofus - Melhor Árbitro de Sorocaba;

- 1995 – F.P.F.S. - Apito de Ouro do Estado de SP;

- 1998 – Sorocaba - Troféu Panathlon - Destaque na arbitragem;

- 1998 – Piedade - Prefeitura Municipal - Mérito Esportivo;

- 1998 - F.P.F.S. - Apito de Prata do Interior;

- 1999 – Votorantim - Honra ao Mérito (Ver. Pedro Nunes);

- 2000 – Votorantim - Troféu Panathlon - Destaque na arbitragem;

- 2001 – Sorocaba - Troféu Panathlon - Destaque Panathlético;

- 2002 - Votorantim-Mérito Panathletico;

- 2006 – Sorocaba - Cidadão Emérito (Ver. Francisco Moko Yabiko);

- 2012 - Sorocaba - Troféu Panathlon - Mérito Esportivo;

Também ocupou cargos administrativos na Liga Sorocabana de Futebol de Salão (Diretor de Oficiais de Arbitragem, de 1983 até 2021); na Associação Sorocabana de Árbitros (Diretor de Oficiais de Arbitragem, de 1985 até 2021); na Federação Paulista de Futebol de Salão (Diretor de Oficiais de Arbitragem do Interior do Estado de São Paulo, de 1992 até 2020); na Confederação Brasileira de Futebol de Salão, como um dos cinco representantes do Estado de São Paulo nos jogos da Liga Nacional de Futsal, em 2018, tendo participado de seis jogos: São Caetano do Sul (São Caetano, SP) X Oppnus (Maringá, PR); Orlândia (A.D.C Intelli/Orlândia) X Concórdia/Umbro SC; São José dos Campos (São José SP) X Concordia/Umbro, SC; São Paulo (Parque São Jorge) E.C.Corinthians Paulista X Cia do Terno, MG; Orlândia A.D.C Intelli/Orlândia X Carlos Barbosa, RS; São Paulo (Parque São Jorge) E.C. Corinthians Paulista X Oi/Opnnus/Umuarama, PR. 

Pelos motivos aqui expostos, o Senhor Eliseu Sentelhas é merecedor desta prestigiada comenda, pois além de ser um grande e laureado árbitro, é um grande incentivador do esporte na cidade de Sorocaba e na região metropolitana.