Dispõe sobre a concessão de Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior” (Campineiro) ao Senhor “LUCAS LOLATA” e dá outras providências.

Promulgação: 15/02/2023
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA:


Este Projeto de Decreto Legislativo visa conceder a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior” (Campineiro) ao Senhor “Lucas Lolata” pelos relevantes serviços na área do esporte prestados a Sorocaba.

Lucas Lolata nasceu na cidade de Sorocaba, em 08 de abril de 2004, filho de Marcos Roberto Lolata Junior (professor) e Monica Fernanda Bofe (enfermeira). Lucas iniciou no esporte desde pequeno, sempre acompanhava seu pai Marcos Lolata que é lutador nos treinos e campeonatos. A vasta experiência profissional de seu pai Marcos Lolata em artes marciais, levou a treinar o filho Lucas Lolata para os ringues.

Em 2010, com 6 anos de idade Lucas começou a treinar karatê, fez por alguns meses, mas logo em seguida parou. Em 2012, aos 8 anos, Lucas começou a treinar jiu-jitsu, mas também acabou parando. Em 2015, seu pai inaugurou o Studio Atena, ocasião em que Lucas, que contava com 11 anos de idade, começou a treinar kickboxing juntamente com seu pai. 

Em 2018, aos 14 anos, Lucas fez sua primeira luta, onde conseguiu sair com a vitória, desde então não parou com os treinos, fez algumas lutas como juvenil, onde consagrou-se campeão brasileiro de kickboxing. Lucas, foi um destaque no juvenil, agora como adulto fez sua estreia no "Desafio The King" evento tradicional que ocorre em São José dos Campos, chegou em sua 9ª edição. Lucas, lutou a modalidade Muay Thai. Logo em sua estreia Lucas, venceu no 2º round por nocaute, é um fato auspicioso para a cidade de Sorocaba que tem longa história nos esportes de combate. A luta foi contra Marcelo Hernandes, um dos lutadores da equipe de atletas “Chute Alto” que tem no seu currículo a invencibilidade, além de ser instrutor da modalidade do Muay Thai na sua cidade de São José dos Campos. 

Logo em seguida foi campeão paulista de kickboxing. Participou dos jogos abertos e consagrou-se campeão com três lutas e três nocautes. Em outubro deste ano (2022) fez sua estreia aos ringues como profissional, ganhando por nocaute no terceiro round. Foi Campeão no Boxe na categoria Super Pesados, nos Jogos Abertos do Interior 2022. A última luta foi contra o atleta de Santos (que colocou lutadores nas finais em todas as categorias). Lucas, começou o combate passivo e atento a movimentação do oponente, seguindo as orientações de seu pai e técnico Marcos Lolata, no segundo round, Lucas levou o adversário a lona, conquistando desta forma a medalha de ouro.

Pelos motivos aqui expostos, o Senhor Lucas Lolata é merecedor desta prestigiada comenda, pois além de ser um grande e laureado atleta, é um grande incentivador do esporte na cidade de Sorocaba.