Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “JOTA STEFANI CYLOS”.

Promulgação: 13/12/2022
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA:


Jota Stefani Cylos nasceu em Itapetininga, em 13 de fevereiro de 1976; filho de Olga Aparecida Stefani e João Batista Cylos (in memoriam); irmão de Simone e Stefania.

Aos 17 anos, mudou-se com sua mãe para Sorocaba, depois da separação dos seus pais. Na nova cidade, a mãe decidiu iniciar a vida profissional na Polícia Civil, assim como a sua irmã. Dona Olga trabalhou como carcereira, tendo trabalhado em várias cidades da região, até se aposentar na função de escrivã, no 4º DP de Sorocaba. 

Anos depois que a mãe ingressou na Polícia Civil, entrou para a área da Segurança Pública, na Polícia Militar do Estado de São Paulo, formando-se Soldado PM em 1996, passando a Cabo PM em 2008, a 3º Sargento PM em 2017 e a 2º Sargento PM em 2020, sempre estudando e se aprimorando.

Sua esposa Silvia Helena Sousa Cylos, com quem teve os filhos Helena e Heitor, é policial civil, assim como sua irmã, Stefania.

Graduou-se em Licenciatura em Educação Física (Fefiso); fez curso de salvamento com cabos (18º GB); de Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e Crime Organizado (Universidade Federal de Santa Catarina – PF FroNt); de Instrução de Sobrevivência na Selva; de Cães Farejadores (5º BPchq PMSP); participou do Seminário Internacional de Detecção de Drogas (Carsten Boehm); do Seminário Internacional K9 de Cães detectores (Global Training Academia); do Seminário Internacional da S.W.A.T Dogs (BRAD SMITH S.K.I.D.D.S); do Seminário de Busca em Mata (Academia da Força Aérea de Pirassununga); e do Seminário Perfil Operacional de Cães para grandes emergências (Te. Cel. Parizotto- SC)

Em 2002, quando foi criada a modalidade de policiamento com cães no município, o Sargento Stefani, como é mais conhecido no meio militar, foi convidado pelo então Tenente PM Marcel, hoje Coronel PM Marcel – por quem nutre grande admiração e gratidão pela confiança e apoio – para compor a equipe do Canil da PM. 

O atual comandante da equipe Alpha do Canil, exerce algumas funções administrativas, mas, seu foco está nas operações, um trabalho em apoio ao Pelotão Tático do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), no combate ao crime, em especial ao tráfico de drogas. 

O trabalho do sargento – que também é resultado dos ensinamentos de adestramento de cães do Sargento Alberto (reformado) – e de sua equipe é motivo de honra, não só para a corporação, mas também para os moradores de Sorocaba, que podem contar com sua dedicação e com sua competência. 

Como exemplo dessa excelência, citamos a produtividade recorde neste ano de 2022, com 48 pessoas presas, 91 kg de drogas apreendidos, 9 armas de fogo retiradas de circulação (com 109 munições), 2 veículos recuperados, e 13 foragidos recapturados. 

Sob o comando do Sargento Stefani, o canil participou de 42 ocorrências de grande importância, entre tráfico de entorpecentes, tentativa de roubo, roubo de veículo, captura de procurado, porte ilegal de arma e furto.

Pelos motivos acima descritos, solicito aos nobres Edis, o reconhecimento a um importante agente de nossa Segurança Pública, que há vários anos presta relevantes serviços à nossa população, como um legítimo filho de Sorocaba, honrando o seu juramento de cuidar e defender a sociedade.