Dispõe sobre a concessão de Medalha de Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra” à Ilustríssima Senhorita “TATIANE COSTA DOS SANTOS” e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
Tatiane Costa dos Santos nasceu dia 02 de maio de 1996 no Hospital Unimed em Sorocaba.
Filha de Silsa Costa dos Santos (Votorantim) e de Maurício Estevão dos Santos (Presidente Bernardes).
Cursou o primário nas escolas Josefa Rodrigues Fernandes e Sorocaba Leste e o ensino médio na Escola Francisco Eufrasio Monteiro e no Ginásio e Júlio Bierrenbach Lima.
Em 2007 iniciou os estudos de piano clássico na Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), onde também estudou contrabaixo acústico, sendo a primeira mulher a se formar no curso de piano da instituição, no ano de 2014.
Entre 2012 e 2014, fez parte do “Coral Jovem Canto da Academia Concerto”, em Sorocaba, tendo participação na Récita (representação teatral) da “Ópera Joanna de Flandres”, de Carlos Gomes, com a Orquestra Sinfônica de Campinas e chegou a participar de dois festivais na Polônia, com destaque para o Festival Mundus Cantat, sendo o único coral representando a América Latina, conquistando medalha de prata em todas as categorias disputadas.
No mesmo festival, participou de whorkshops maestros e grupos vocais de vários países, além de viajar pela Polônia com o coros para realizar apresentações em várias cidades.
Prosseguiu com os estudos de piano clássico no Conservatório de Tatuí, onde também cursou regência e canto lírico, formando-se em 2015.
Em 2016 iniciou graduação no Instituto de Artes – Unesp, onde formou-se Bacharel em Música - Piano em 2020, tendo estudado órgão como instrumento complementar.
Atuou como correpetidora (músico que acompanha os cantores em apresentações) da área de cordas em ensaios, recitais, aulas e provas no Conservatório de Tatauí e na Unesp, onde também foi pianista no Coro Acadêmico.
Talentosa, sempre foi requisitada na área musical, a exemplo da Orquestra de Guarulhos, onde atuou tocando teclados, como o piano como instrumento principal, mas também cravo, órgão e celesta (instrumento de origem francesa) em diversos repertórios, desde músicas do período barroco, clássicas, até trilhas sonoras de filmes, jazz, rock e MPB.
Na Orquestra Jovem de Guarulhos fez apresentação solo da peça Rhapsody in Blue, sobre a regência do maestro Emiliano Patarra, vencendo o Concurso Jovens Solistas em 2018.
Realizou *masterclasses com diversos professores do Brasil e do exterior e participou de vários festivais de música.
*Modalidade em que estudantes escutam e observam, enquanto o especialista se ocupa de um estudante de cada vez. Em geral, direcionado a alunos de nível avançado, ou pelo menos intermediário, e devem tocar uma única peça, que prepararam previamente, enquanto o especialista lhes dá conselhos para melhorar a interpretação, demonstrando como executar certas passagens ou comentando erros frequentes.
Pelo esforço, pelo reconhecido talento, é mais que justo que Sorocaba conceda a Medalha de Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra” à jovem Tatiane Costa dos Santos, pianista em orquestra, pianista correpetidora, professora de piano, de teoria musical e de história da música. Motivo de orgulho para a nossa cidade.
Para isso peço a colaboração dos nos Nobres Pares para a provação da honraria proposta.