Dispõe sobre a denominação de “REVERENDO DOUTOR ISRAEL VIEIRA FERREIRA” a uma via de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 03/10/2022
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA:


Reverendo Doutor Israel Vieira Ferreira

(Coronel, Engenheiro e Educador)

(04/09/1883 – 31/01/1959)

O Reverendo Dr. Israel Vieira Ferreira, nasceu na cidade o Rio de Janeiro (antiga capital Federal) em 04 de setembro de 1883, filho de Miguel Vieira Ferreira e de Elizabeth Burgum Ferreira. 

Reverendo Dr. Israel era casado com Abigail Alves Pires e com a feliz união tiveram três filhos, Elizabeth, Priscilla e Mary. 

Possuidor de profundos e amplos conhecimentos seculares, aos 03 de maio de 1903, viajou para os Estados Unidos onde estudou durante alguns anos na Mount – Hermon School, regressando ao Brasil, formando-se em Engenharia em 1915. 

Notável escritor, abordava no que escrevia assuntos de maior relevância e transcendência e aos 10 anos de idade já era diretor de um jornal “ A estrela D’Alva” cujos artigos eram de grande importância e instrução e escrito por ele mesmo.

Foi vice-diretor do Ginásio Ruy Barbosa, tendo sido um de seus fundadores. 

No Distrito Federal fundou e dirigiu o Instituto Dr. Miguel Vieira Ferreira e na Bahia fundou uma escola que mais tarde tornou seu glorioso nome. 

Em 1915 dedicou – se com verdadeira abnegação pessoal ao combate da varíola. Ele e seu irmão o CEl. Joaquim Vieira Ferreira Sobrinho, nessa época capitão do Exército, fizeram em janeiro experiências oficiais no Hospital são Sebastião / RJ. Desse esforço surgiu o “Capecinim” medicamento destinado a imunizar e curar a varíola. 

Em sua ascensão na carreira militar o jovem Tenente Israel Vieira Ferreira, subiu à patente de Capitão principalmente em razão de sua exemplar folha de serviço e do brilhantismo de seus estudos. A ascensão na carreira militar continuou no mesmo ano com sua promoção aio posto de Tenente – Coronel do Estado Maior. Logo em seguida, foi designado Comandante do 21º Batalhão de Infantaria, do qual passou ao Comando do 11º Batalhão. No ano seguinte foi agregado ao Comando Superior e um ano depois, foi Comandante do 10º Batalhão de Infantaria.  

Aos longos dos anos o mesmo exerceu várias outras funções militares até passar para a Reserva do Exército na elevada patente de Tenente – Coronel do Exército Brasileiro. Fez vários cursos de aperfeiçoamento para Oficiais do exército. 

Foi Diretor, Vice-Presidente e Presidente do clube de Oficiais da Reserva do exército, fazendo parte de sua primeira diretoria do cargo de Vice-presidente. 

Em 18 de junho de 1929 ao ser empossado a primeira diretoria do Clube Militar de Oficiais da Reserva do Exército, o Tenente – Coronel Israel foi eleito Vice-Presidente daquela entidade. 

Sua modéstia era proverbial, pois nunca procurou fazer alarde de suas qualidades ou pessoa. Inteligente e bom ao extremo, abstraindo de si próprio, agindo com verdadeira abnegação pessoal, este ilustre cidadão dedicou toda sua existência ao árduo, mas notabilíssimo senhor de instruir e fazer o bem, vendo sempre coroado de êxitos seus desígnios. Prova-os inestimáveis serviços prestados à nossa Pátria e a Humanidade. 

Após sua formatura em Engenharia, suas qualidades natas de Mestre eficiente e dedicadas valeram-lhe a nomeação para o cargo de Vice-Diretor do Ginásio Ruy Barbosa, tendo assinado juntamente com o Diretor deste Ginásio, o emérito engenheiro Dr. Luciano Pedreira de Almeida, os estatutos de fundação daquele estabelecimento de ensino que dava ingresso à Escola de Engenharia do rio de Janeiro, da qual era curso anexo no ano de 1914. 

Reconhecido pelo povo do Senhor como eleito por Cristo- Pastor da Igreja Evangélica Brasileira em 1911. Pela constituição do Pastor Re. Israel Vieira Ferreira realizou- se em sua plenitude o que for por Deus prometido ao Seu pai Dr. Miguel ainda em seus primórdios a gloriosa Obra que estabelecera na Terra com a fundação por determinação de Deus da Igreja Evangélica Brasileira em 1879, na Capital Federal. 

De grande magnificência de profícuo labor e Benção excepcionais foram os quarenta e sete anos de seu glorioso pastorado caracterizado pela expansão da Obra, aonde vimos além da Sede fundada no rio de janeiro pelo Doutor Miguel e das congregações já existentes, surgirem diversas Congregações. 

Essa última fase de sua vida pública é descrita com certa amplitude pelo Professor ÉMILE LEONARD DA ÉCOLE PRATIQUE DES HAUTES ÉTUDES- A LA SORBONNE, em volume que publicou sob o título “L” ILUMINISME DANS UM PROTESTANTISME DE CONSTITUTION RECENT BRÉSIL.

Em 31 de janeiro de 1959 foi recolhido à mansão dos justos onde goza junto ao seu Deus e Senhor a bem-aventurança eterna, Mas Israel permanece-nos que, escutando suas palavras santas, guardam seus ensinos, assimilando a doutrina por ele pregada.