Dispõe sobre a denominação de “Expedicionário Gumercindo Basso” a uma via de nossa ci­dade e dá outras providências.

Promulgação: 09/12/2021
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA:


Sr. GUMERCINDO BASSO nasceu em Piracicaba/SP no dia 16 de setembro de 1921. Filho de Pedro Ludovico Basso e Regina Testa Basso, vivendo com seus cinco irmãos na Fazenda da família localizada na Vila Tupi e ajudando com a produção agrícola. Aos 18 anos mudou-se para a cidade de São Paulo a fim de cursar o nível técnico.

Devido à idade, realizou o alistamento militar resultando na convocação para integrar a tropa de aliados na 2ª Guerra Mundial em 1942. Embarcou para a Itália em 02 de julho de 1944 permanecendo em batalha até ser decretado o final da Guerra em maio de 1945.

Fixou residência na cidade de São Paulo onde contraiu matrimonio com a Professora Maria José Carvalho Cury em 1954.

Em 1960, muda-se para Sorocaba, realizando trabalhos de terraplanagem para abertura de ruas e construção da Igreja no atual Bairro de Santa Rosália, fixou residência no Bairro dos Morros. Criou, educou e formou seus sete filhos como funcionário do Correio e Telégrafo, e da Receita Federal, onde se aposentou com o grau de 2º Sargento em reconhecimento aos serviços prestados durante a 2º Guerra Mundial.

Por adotar Sorocaba como sua terra, realizou vários trabalhos rurais em propriedades na região, plantando e vendendo várias culturas; beneficiando arroz e milho fomentando o comércio de produtos agrícolas do município.

Fazia parte do Clube do Vovô e foi presidente da Associação dos ex-combatentes da 2ª Guerra, e até nos dias de hoje, pode ser visto o seu nome no monumento dos expedicionários na Praça Frei Baraúna.

Faleceu em 18 de janeiro de 1993, na cidade de Santos, vítima de AVC, mas sepultado em Sorocaba, a terra que ele adotou, deixou enlutados e entristecidos não só os familiares, como também amigos. Porém, seus exemplos são legados e eles estarão perpetuados na memória de todos que o conheceram.