Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Emérito ao Ilustríssimo Senhor “JOSÉ ANTONIO ROMANO SOARES”.

Promulgação: 23/11/2021
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA:


José Antonio Romano Soares (Romano), nascido em 01/10/1969 em Sorocaba/SP, filho da Sra. Sonia Maris Romano Soares (descendente de Italianos) e do Sr. João Batista Soares (descendente de Portugueses), ambas as famílias sempre trabalharam com comércio na cidade de Sorocaba.

O avô materno, Sr. João Batista Soares, foi quem deu início a toda a história da família em Sorocaba, trazendo à cidade de forma pioneira a arte da funilaria, pintura e mecânica por volta de 1942.

Foi em 1983, quando Romano ainda cursava o Colégio Getúlio Vargas que começou a trabalhar com o avô na funilaria, vindo a cursar em seguida o ETEC - Colégio Técnico Rubens de Faria e Souza e posteriormente a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC) e por fim a pós-graduação em tecnologia da qualidade pela Universidade de Sorocaba (UNISO).

Em 1998, assumiu a oficina do avô, que até os dias atuais situa-se em Sorocaba, porém agora com o nome de Romano Design.

Foi presidente do Fusca Clube de Sorocaba entre 1991 a 1996, foi o pioneiro na cidade em eventos e exposições de carros antigos, customizados e rebaixados na cidade, tendo realizados mais de 30 eventos conceituados em Sorocaba.

Em 1991 conheceu a esposa Gisele Diniz Maldonado Romano Soares, também nascida em Sorocaba/SP, e tem três filhos, Isabelle (27), José Guilherme (21) e José Augusto (14).

Participando também como sócio/diretor no Jeep Clube de Sorocaba desde sua abertura em 1990 até os dias atuais (o qual é considerado um dos Jeep clubes mais antigos e conceituados do Brasil).

A oficina Romano Design está entre uma das 10 primeiras do Estado de São Paulo na restauração e customização de veículos antigos e novos.

Ao preparar seu primeiro carro customizado (um fusca) não poderia saber o impacto que isso causaria em nossa cidade.

Hoje nossa cidade é uma das mais importantes na quantidade de clubes e veículos antigos, e uma dessas sementinhas foi plantada pela família Romano que sempre foi entusiasta dos carros customizados.

Sendo certo que a história da família Romano se mescla a história de desenvolvimento da nossa cidade, e que os investimentos e empreendedorismo da família fazem parte das raízes que garantem hoje o papel de destaque que a nossa cidade protagoniza.

Sendo assim, peço o voto aos nobres pares para aprovar a presente propositura.