Dispõe sobre a concessão de Medalha de Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra” ao Ilustríssimo Senhor “Carlos Carvalho Cavalheiro” e dá outras providências.

Promulgação: 30/04/2021
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA


Filho de Milton Dias Cavalheiro e de Neyde Carvalho Cavalheiro nasceu em São Paulo/ SP aos 09 de maio de 1972, no Bairro da Liberdade (Maternidade São Lucas). Aos dois anos de idade mudou-se com a família para Sorocaba / SP, e reside desde então na Vila Santana.

Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: 'Folclore em Sorocaba', 'Salvadora!', 'Scenas da Escravidão, 'Memória Operária', 'André no Céu', 'Entre o Sereno e os Teares' e 'Vadios e Imorais'. 

Em 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA - Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos.

Em sua mais recente obra, "João de Camargo, o Homem da Água Vermelha", o historiador Carlos Cavalheiro promove um importante resgate de João de Camargo, não apenas como o "Santo", a figura mística que muitas vezes em nossa história foi desqualificado pelo preconceito e intolerância, tanto racial como religioso, mas também o protagonista histórico, que promoveu uma territorialidade negra em nossa terra, perseverando em suas crenças, com a resistência característica do seu povo e suas tradições. 

O historiador Carlos Cavalheiro em sua obra não apensas contribuiu para a historiografia da sorocabana e brasileira das primeiras décadas do século XX. Mais do que isso, ele contribuiu definitivamente para a Cultura da nossa gente, e com uma carreira brilhante, deve ser reconhecido e valorizado com essa singela e importante homenagem da comunidade sorocabana.