Dispõe sobre a denominação de "Maria Antônia de Oliveira" a uma praça pública da nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 02/12/2020
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA


Maria Antônia de Oliveira, nasceu no Município de Araçoiaba da Serra - SP, no dia 14 de Junho de 1934, primeira filha do pai Antídio de Oliveira Santos e sua mãe Vicentina Fonseca dos Santos. Com toda a sua família, o viúvo Antídio de Oliveira Santos, mudou-se para o Distrito do Éden (antigo Pirajibu) em 21 de Abril de 1959, ano de nascimento de sua única filha, Maria Antônia de Oliveira, que também deixou sua filha, Senhora Suely Vicentina de Oliveira, hoje com 60 anos de idade. Dona Maria como era conhecida no novo bairro, criou sua filha sozinha, com o acolhimento do seu pai e generosidade de muitas pessoas que cruzaram o caminho dessa estudante pobre, que chegou à Universidade de São Paulo, onde se bacharelou em Geografia em 1985. 

A Senhora Maria Antônia de Oliveira, encontra-se na memória de inúmeros moradores, hoje do Bairro Éden, pois foi merendeira durante longos anos na tradicional "Escola Estadual de 1° e 2° Grau, "Prof. Francisco Coccaro", na qual chegou a trabalhar sozinha nos quatro turnos escolares na época e que devido ao stress absoluto, ficou doente e alcançou à aposentadoria em seguida. Ficou conhecida no bairro, por furar as orelhas de meninas recém-nascidas na qual era muito solicitada pra realizar esta tarefa e que realizava com prazer, outra notoriedade da Senhora Maria Antônia de Oliveira, era de cunho eclesiástico, era uma das filhas de Maria no "Município Salto de Pirapora", onde trabalhava com os Padres Ângelo e Vicente. No Bairro Éden, foi professora de catecismo por muitos anos e dedicava-se aos cânticos das missas. Ensaiava crianças com boa voz para se apresentarem em festividades da "Igreja Nossa Senhora da Piedade", também no Bairro do Éden, como por exemplo: a ex cantora e falecida no ano de 2020 à Srta. Célia Cipriano do Grupo "Fat Family". Ainda era comum, rezar terços nas casas de moradores em datas religiosas importantes e também nos velórios. Foi mãe de leite de várias crianças, como João Garrido, Anselmo de Sousa, Marilene Montesinos, entre outros. Teve uma vida de trabalho e doação, onde recolhia e cuidava dos animais abandonados, famintos e feridos. A Senhora Maria Antônia de Oliveira, era uma pessoa muito querida por seus familiares e inúmeros amigos no Bairro do Éden.

Veio a óbito no dia 28 de junho de 2006 de Insuficiência Coronária Aguda, com 72 anos de idade. Por tudo que ela representou como exemplo, de solidariedade e amor ao próximo, solicitamos à Câmara Municipal de Sorocaba uma justa homenagem, nomeando uma praça com o seu nome: MARIA ANTÔNIA DE OLIVEIRA.