Dispõe sobre denominação de “JOÃO ANTONIO BUENO DE CAMARGO” a uma via pública e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA
SAJ-DCDAO-PL-EX- 168/2019
Processo nº 23.110/2019
Excelentíssimo Senhor Presidente:
Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares, o presente Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação “JOÃO ANTONIO BUENO DE CAMARGO” a uma via pública e dá outras providências.
Inicialmente cumpre informar que este Projeto de Lei é consequência de sugestão efetivada pelo Vereador Eng. José Francisco Martinez, com a apresentação da Justificativa que segue abaixo:
João Antonio Bueno de Camargo nasceu em Sorocaba – SP, em 08 de agosto de 1946. Filho mais velho de Maria Aparecida Almeida e Eugenio Bueno de Camargo, ambos faleceram muito cedo, deixando João e seus 7 irmãos ainda crianças.
Seu primeiro emprego foi no início de sua adolescência, como gari na Prefeitura de Sorocaba. E desde então passou a dedicar sua vida profissional ao serviço público, onde ficou conhecido como Bueninho.
Chegou a cursar engenharia civil, mas por conta de dificuldades financeiras, teve que interromper sua graduação. Mais tarde, voltou aos estudos e formou-se em Matemática.
Foi um importante e ativo membro da sociedade para o crescimento de Sorocaba, sendo responsável por diversos projetos como a implantação do sistema de iluminação na Avenida Dom Aguirre, planejamento de diversos bairros, dentre outros. Atuou em serviços voluntários junto a igreja católica em projetos como sopão solidário e como professor de matemática para crianças e adolescentes. Nos anos 1980, atuou por muitos anos na Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM), trazendo grandes eventos a sociedade. Foi vereador suplente na Câmara de Sorocaba, porém, seu reconhecimento veio através de sua dedicação, carisma e competência que fez com que fosse reconhecido e contemplado com cargos na administração Municipal como Chefe de Seções, Divisões e como Secretário Municipal. Na Prefeitura, aposentou-se com 42 anos.
Mesmo após aposentado, Bueninho não se desligou da vida pública. Costumava visitar seus amigos semanalmente e continuou atuando para melhorar a vida dos munícipes, levando demandas dos bairros até a administração da cidade. Trabalhando junto aos ex-prefeitos Paulo Francisco Mendes, Renato Amary, Vitor Lippi e Antonio Carlos Pannunzio, entre outros influenciadores da política sorocabana.
Na década de 2000 concentrou suas atividades em seu escritório voltado para área de construção civil, atuando junto ao seu irmão Nelson Bueno.
Em sua vida pessoal, Bueninho teve 3 filhos, fruto do seu primeiro casamento. Na década de 80 casou-se com a Sra. Lazara e adotou sua neta, Luana, como filha.
Em 2015 foi diagnosticado com Alzheimer e no dia 01 de janeiro de 2018, João faleceu decorrente de um AVC. Deixou sua marca no desenvolvimento e na história de Sorocaba, cidade que sempre amou e se dedicou para que se tornasse uma cidade melhor.
Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei, conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei.