Dispõe sobre denominação de “CARMEM BARBOSA CHAPETTA” a uma via pública e dá outras providências.

Promulgação: 11/10/2019
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA

SAJ-DCDAO-PL-EX- 169/2019

Processo nº 23.109/2019

Excelentíssimo Senhor Presidente:

Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares, o presente Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação “CARMEM BARBOSA CHAPETTA” a uma via pública e dá outras providências.

Inicialmente cumpre informar que este Projeto de Lei é consequência de sugestão efetivada pelo Vereador Eng. José Francisco Martinez, com a apresentação da Justificativa que segue abaixo:

Nasceu em 24/04/1926, filha de Adolpho Dias Barbosa e de Avelina Barbosa de Campos, era conhecida por “Dona Carmem, a Santa Enfermeira”, porque fez do seu trabalho uma missão de amor ao próximo.

Dona Carmem fazia partos nas casas, atendia a acamados com carinho e dedicação, aplicava injeções, colhia sangue para exames, cuidava de tetraplégicos.

Atuou como enfermeira em vários hospitais, como o Pirapitingui, Cocais e Padre Bento, e também junto a médicos como Agrário Antunes e Elias Maluf.

Dona Carmem ia até as casas dos doentes para dar continuidade ao tratamento que os médicos receitavam e não cobrava nada por isso.

Faleceu aos 54 anos, tendo deixado um exemplo de simplicidade e de caridade.

Pelo desprendimento, pela boa vontade em ajudar a quem necessitava de um auxílio na saúde – numa época em que os recursos eram escassos nesse sentido – e pela bondade, a Dona Carmem Barbosa Chapetta é merecedora de reconhecimento e de homenagens.        

Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei, conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei.