Dispõe sobre denominação de “ABDIAS RIBEIRO DOS SANTOS” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 25/09/2013
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA:

ABDIAS RIBEIRO DOS SANTOS, brasileiro, nascido na cidade de São Raimundo Nonato, no Estado do Piauí no dia 19 de novembro de 1913, filho de Raimundo Ribeiro dos Santos e de Jovina Barreto da Silva.

Como todos os bons imigrantes, vinham do norte e nordeste diretamente para São Paulo e com o nosso homenageado, não foi diferente. Pelos idos de 1925, já com seus 12 anos, ABDIAS e demais familiares, desembarcaram de seu “pau de arara” e com a promessa de trabalho, se espalharam todos em nossa região: Sorocaba, Votorantim, Piedade e Pilar do Sul.

ABDIAS enfrentou diversas frentes de trabalho em sua infância; mas na adolescência ingressou na alfaiataria de um conhecido de seu pai, como aprendiz e se “deu bem”: aprendeu essa profissão, a qual o acompanhou por toda sua vida.

Em 1930 sua vida mudou. Na eleição para Presidente, Getúlio Vargas, gaúcho, fora derrotado por Washington Luiz, paulista. Getúlio, não se conformando, liderou as forças gaúchas, tomou o poder depondo o eleito, propondo diversas mudanças, inclusive nova Constituição.

ABDIAS, já “meio oficial” nessa profissão, foi convocado para servir nas Forças Paulistas, que se sublevaram cobrando do caudilho o cumprimento das promessas feitas já pelo ditador. Dentre elas, a nova Constituição. E assim foi para o “front”. Mas, com a derrota das Forças Legalistas, ABDIAS retornou à Pilar do Sul, na mesma alfaiataria e ali deu continuidade à sua vida. Durante a Revolução e após, foi ele agraciado com medalhas e diplomas de bravura. Recebeu, também, anos mais tarde, uma pensão vitalícia, juntamente com outros companheiros, pensão que muito o ajudou no inverno de sua vida.

Em 1940 casou-se com Iolanda dos Reis, com quem teve 05 (cinco) filhos: Valdir, Osmir, Paulo, Maria Antonia e Maria Júlia, os quais lhe deram netos, bisnetos e alguns trinetos.

Por volta de 1960, aconselhado pelos seus sogros, Felício e Esmeralda João, mudou-se com sua família para esta cidade, onde viveu até a sua morte, deixando aqui seus filhos, netos, bisnetos e trinetos.

No dia 26 de julho de 2009, aos 96 anos de idade, ABDIAS RIBEIRO DOS SANTOS foi chamado para compartilhar do sono eterno, deixando atrás de si uma vida de trabalho, retidão de caráter e um exemplo a ser seguido como chefe de família: marido presente, pai vigilante, avô carinhoso e amigo dos amigos.

Esta é a modesta biografia de um homem que deu grande parte de sua vida no engrandecimento desta terra que tanto amou e onde dorme seu sono eterno.

Caríssimos Pares, submeto à apreciação de V.Exas. com o intuito de que aprovemos numa das Sessões de nossa Edilidade, o nome de ABDIAS RIBEIRO DOS SANTOS a uma via pública de nossa cidade, o que desde já a família agradece.