21/11/2024 08h38
Facebook

Objetivo é impulsionar a economia e oportunidades locais, com impacto positivo em bairros adjacentes como Vila Helena e Vila Barão

Em uma iniciativa conjunta, os vereadores Ítalo Moreira (União) e Rodrigo do Treviso (PL) apresentaram proposta para a criação de uma Zona de Interesse Aeroespacial no próximo Plano Diretor de Sorocaba. O objetivo é alavancar o potencial do Aeroporto Estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz, reconhecido como o segundo maior centro de manutenção de aeronaves executivas do mundo.

A criação da Zona de Interesse Aeroespacial visa fomentar o desenvolvimento de atividades relacionadas à indústria aeroespacial e à prestação de serviços no setor aeronáutico, transformando Sorocaba em um polo de excelência, atraindo investimentos e promovendo o crescimento econômico sustentável. 

Entre as principais atividades previstas para a Zona de Interesse Aeroespacial estão: manutenção e fabricação de aeronaves, implementação de cursos voltados para a aviação e desenvolvimento de infraestrutura hoteleira e apoio a empresas de logística e transporte aeronáutico.

A proposta destaca-se pelo potencial de impacto positivo em bairros com populações carentes, como Vila Helena e Vila Barão. Ao permitir que o setor aeroespacial se expanda além dos muros do aeroporto, a iniciativa visa criar novas oportunidades de emprego e negócios, contribuindo para a revitalização urbana e a inclusão social. 

Para atrair e apoiar empresas do setor, devem ser concedidos incentivos fiscais, como isenção de IPTU e redução de ISSQN. Tais medidas visam fortalecer as empresas já estabelecidas e atrair novas, consolidando Sorocaba como um centro de referência em tecnologia aeroespacial. A proposta também enfatiza a questão da responsabilidade social, estimulando práticas empresariais responsáveis, o uso de tecnologias limpas, investimentos em projetos sociais e comunitários.

(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira – União)