No programa “Bate-Papo com os Vereadores”, a parlamentar eleita falou sobre sua luta na causa animal e a perspectivas de seu primeiro mandato
A construção de políticas públicas em defesa dos animais, as discussões do Plano Diretor e as perspectivas de primeiro mandato parlamentar foram os destaques da entrevista da vereadora eleita Jussara Fernandes em recente entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores” da TV Câmara. No programa conduzido por Carlos Garbo, a futura parlamentar – eleita com 3.542 votos pelo Partido Republicanos – também falou de sua experiência como advogada e de sua trajetória de vida.
Natural de Sorocaba, onde nasceu em 3 de agosto de 1977, Jussara Fernandes expressou sua paixão pela cidade onde nasceu e cresceu. “Defendo Sorocaba com unhas e dentes”, afirmou a advogada, destacando a importância de representar sua comunidade. Jussara é casada e mãe de dois filhos e, atualmente, cuida de 12 animais de estimação. “Minha mãe sempre cuidou de animais abandonados e isso se tornou uma parte integral da minha vida”, explicou.
Causa animal – A formação acadêmica de Jussara em Direito, combinada com uma passagem pelo Japão, influenciou sua visão sobre cidadania. “Gostaria de trazer toda a disciplina do povo japonês para Sorocaba”, disse, enfatizando a importância de melhorar os sistemas educacionais e de bem-estar animal na cidade. A vereadora conta que atua como ativista há 18 anos, liderando ações em prol dos direitos dos animais e buscando formas de transformar essa dedicação em políticas públicas efetivas.
Sobre sua experiência nas eleições, Jussara compartilhou que a trajetória eleitoral não foi fácil. A princípio, em 2018, quando surgiu a discussão sobre se ter um parlamentar da causa animal, ela relutou em ser candidata, pois não se considerava política. “Mas acabei aceitando a missão e, na eleição de 2020, faltaram apenas 200 votos para eu ser eleita”, lembra.
Jussara Fernandes também falou sobre sua atuação no Gamah (Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem), a entidade que fundou para desenvolver várias ações em prol dos animais, como campanhas de guarda responsável e foi então que percebeu a necessidade de políticas públicas em defesa dos animais, o que exigia uma inserção na política.
Proibição de fogos – A vereadora eleita também falou de sua participação na militância na proibição de fogos de artifício com estampido na cidade, envolvendo outras entidades. “Apenas ter uma lei não é suficiente; precisamos de fiscalização”, enfatizou, apontando que a conscientização da população é crucial para a efetividade das leis. Outra bandeira de Jussara Fernandes é a luta contra a realização de rodeios, defendendo que essa prática deve ser abolida devido ao sofrimento imposto aos animais.
A criação de um Centro de Triagem e Acolhimento de Animais Silvestres em Sorocaba é outra de suas prioridades. “A presença de animais silvestres em áreas urbanas está aumentando e não temos estrutura para atendê-los”, alertou a vereadora. A falta de um censo da população na cidade é outra preocupação da vereadora eleita, destacando a necessidade de dados que fundamentem a elaboração de políticas públicas.
Plano Diretor – Jussara Fernandes também discorreu na entrevista sobre as discussões sobre o orçamento e o Plano Diretor, ressaltando a importância da colaboração entre as secretarias e a participação ativa da população na discussão dessas questões, debate que, no seu entender, precisa ser ampliado. A vereadora entende que o ideal é que o Plano Diretor seja votado só no próximo ano para haver maior aprofundamento nas discussões. “Temos que ampliar as discussões sobre o plano diretor e garantir que população seja ouvida”, enfatiza.
A entrevista com Jussara Fernandes foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).