02/10/2024 11h18
Facebook

Jorge Matieli recebeu o Título de Cidadão Emérito, a maior honraria do Legislativo Sorocabano

O empresário Jorge Matieli foi agraciado com o Título de Cidadão Emérito por sua contribuição econômica e social com o Município em sessão solene realizada na noite desta terça-feira, 1º de outubro, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. A homenagem também foi motivada pela ajuda do empresário ao povo gaúcho, após a catástrofe climática deste ano. 

A mesa de honra da solenidade foi composta por amigos do homenageado, incluindo o gaúcho Gilmar Marques de Souza, que falou sobre a importância da campanha encabeçada por Jorge Matieli em prol do Rio Grande do Sul e que engajou voluntários de Sorocaba e Araçoiaba da Serra. “Parabéns por sua atitude, a você e todos que fizeram a doação de uma garrafa de água que seja”, afirmou. 

Familiares e amigos que prestigiaram a sessão solene ocuparam a mesa estendida no plenário. Ao abrir a solenidade, que contou com momentos culturais comandados pelo servidor da Câmara Municipal e músico Auro Camargo, o vereador proponente ressaltou que Jorge Matieli é “exemplo de solidariedade, compaixão e amor ao próximo”.

Em seu discurso, o vereador reforçou que o homenageado é celebrado não apenas por seu sucesso empresarial, mas também por sua generosidade e altruísmo. “Não se fala hoje em uma Sorocaba, como conhecemos, sem a contribuição da família Matieli. Sua família deu demonstrações de como prosperar com honestidade, dedicação e trabalho”, ressaltou.

Sobre o homenageado –Nascido em Sorocaba em 17 de maio de 1954, Jorge Matieli é um dos oito filhos do casal Hilda e Miguel Arcangelo Matieli, casado com Rose Matieli e pai de Ana Carolina, Hilda e Jorge Matieli Filho. Através de sua empresa, a Matieli Center, o empresário oferece oportunidades de emprego e contribui para o desenvolvimento social e econômico do Município.

O empresário construiu uma vida de sucesso na cidade. Começou a trabalhar aos 12 anos na olaria de seu pai em Votorantim e após dois anos começou a administrar a fazenda da família no bairro Ipanema do Meio, em Araçoiaba da Serra. Em 1970, ele e sua família compraram uma propriedade no bairro do Éden e estabeleceram a primeira cerâmica da região, que, no mesmo ano, passou a ser administrada pelo empresário, devido a morte de seu pai.

Mesmo com dificuldades, conseguiram expandir os negócios – incluindo o plantio de eucalipto, sendo a família pioneira na importação de tecnologia italiana para modernizar a cerâmica. Além do sucesso profissional o empresário tem forte atuação social. Um exemplo de sua dedicação foi a organização da campanha de arrecadação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, com a participação ativa da população local, conseguindo reunir e enviar 17 carretas de donativos.