José Ferrari recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal
O empresário José Ferrari foi agraciado, em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira, 20, com o Título de Cidadão Sorocabano, pelos relevantes serviços prestados à sociedade sorocabana por meio da geração de empregos e contribuição com a instituição Nossa Senhora das Graças, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A mesa de honra da solenidade contou com a presença do sogro do homenageado, Geraldo Lopes Peres, representando a família da esposa; do sobrinho Alexandre Ferrari, representando a sua família; do senhor Luis Trefiglio, representando os amigos da Facens; e do senhor Luiz Pereira, representando o grupo de 40 anos de formados na faculdade de engenharia.
José Ferrari esteve acompanhado de sua esposa, Lídia Peres, e a sessão solene contou com momentos culturais comandados pelo servidor da Câmara Municipal e músico Auro Camargo.
Sobre o homenageado – Nascido em Tupã (SP), filho do lavrador Antenor Ferrari e da dona de casa Herondina Kol Ferrari, José Ferrari é o caçula dos três filhos do casal. Como vivia em ambiente rural, desde cedo ajudava na roça, no cultivo de algodão, milho e arroz. Naquele local e época, havia muita dificuldade para estudar, mas mesmo na adversidade a força de vontade o levou à busca pelo conhecimento. Em 1970, trabalhava de dia e estudava à noite, na própria zona rural, quando as condições de estudo na cidade se tornaram possíveis.
Terminado o colégio e no embalo dos amigos, migrou para São Paulo em 1978, quando morou com amigos por dois anos, trabalhando no Colégio Objetivo e, posteriormente, no Banco Bamerindus, para poder manter os custos. Na capital, fez cursinho e foi aprovado em vestibulares de cidades próximas. Escolheu a Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), onde formou-se em 1984.
Na cidade, seguiu trabalhando e estudando. Durante uma carona ou outra para a capital, conheceu o proprietário da Assis Empreendimentos Elétricos, para a qual foi convidado a trabalhar e onde lhe abriram as portas do mercado. Ficou apenas um ano na empresa, de 1985 a 1986, e foi nesse momento que pensou em começar seu próprio negócio.
Um ano depois, abriu a Ferrari Empreendimentos Elétricos, que mudou, posteriormente, para Ferrari Materiais Elétricos (1989), empresa situada na Avenida São Paulo que fará 35 anos em agosto de 2024. No início deste ano, inclusive, houve a inauguração da segunda loja, localizada na Avenida Itavuvu.
Casado com a sorocabana Lídia desde 1988, é pai de Bruna e Camila, que ajudam a comandar as empresas. Católico, desde 2017 contribui com a instituição Nossa Senhora das Graças, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.