Maristela Honda recebeu, em sessão solene na Câmara de Sorocaba, o Título de Emérita Comunitária
A empresária Maristela Honda, uma das principais lideranças da indústria da construção no estado de São Paulo, com destacada atuação de responsabilidade social e na saúde pública, foi homenageada com o Título de Emérita Comunitária em sessão solene realizada na noite desta terça-feira, 10, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba.
A mesa de honra da solenidade teve a presença do Secretário de Serviços Públicos, Darwin de Almeida; o representante do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos; e o diretor regional do Sesi, Julio Martins. Prestigiaram a sessão muitas personalidades, amigos e familiares da homenageada, que esteve acompanhada do marido, Carlos Honda. Também participaram representantes de várias entidades, como Seconci, Conjunto Hospitalar, DRS-XVI, Rotary Club, SindusCon, Ciesp, PUC, Hospital Vila Alpina e Sebrae.
O vereador proponente da sessão solene, em seu discurso, destacou a trajetória de Maristela Honda e enfatizou as razões para celebrar a dedicação de sua vida ao seu trabalho, prestando relevantes serviços à comunidade de Sorocaba, pela vocação em benefício alheio, pela disponibilidade de seu tempo, por meio de ações de elevado grau de altruísmo e de amor ao próximo.
A sessão contou com apresentações musicais da cantora Teresa Baddini, acompanhada pelos músicos Gerluis Nogueira, Amaral e Luiz Alberto.
Sobre a homenageada – Maristela Alves Lima Honda, nascida em São Paulo no dia 30 de maio de 1950, é filha de Og Alves de Lima e Josephina Alves de Lima. Formada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e em Administração Hospitalar pela Maternidade de São Paulo, Maristela adotou Sorocaba há mais de 30 anos. Casada com o engenheiro Carlos Norimichi Honda, é mãe de dois filhos e avó de dois netos.
Maristela se destacou como empresária e líder sindical no setor da construção civil em São Paulo, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora no SindusCon-SP. Ela atuou em diversas áreas do sindicato e é atualmente vice-presidente de Responsabilidade Social e Relações Capital-Trabalho.
Ao longo de sua trajetória, Maristela liderou projetos voltados à responsabilidade social e cidadania, com foco na qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Promoveu eventos como o ConstruSer e a Megasipat, além de desenvolver parcerias com instituições como Senai-SP e Sesi-SP para a educação e qualificação dos trabalhadores da construção civil.
Maristela Honda também atuou em conselhos e comitês ligados à saúde, cultura e desenvolvimento urbano, destacando-se como presidente do Seconci-SP e membro do Comitê Gestor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Seu compromisso com a responsabilidade social e seu impacto em Sorocaba e no estado de São Paulo a tornaram uma figura amplamente reconhecida por suas contribuições nas áreas de cidadania e desenvolvimento social.