10/09/2024 12h03
Facebook

Segundo o autor do requerimento, há relatos de que o agendamento de consultas de pediatria na UBS não está sendo realizado no devido prazo

O agendamento de consultas na UBS do Jardim São Guilherme foi tema de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 10. Segundo o autor do requerimento, há relatos de que o agendamento de consultas na especialidade de pediatria na referida UBS não está sendo realizado conforme a necessidade de acompanhamento mensal das crianças.

Segundo o vereador, os agendamentos estão sendo disponibilizados apenas para o mês subsequente ao solicitado, o que compromete a continuidade do tratamento. Acrescenta o parlamentar que, ao invés de assegurar a consulta dentro do intervalo de 30 dias, conforme indicado, os responsáveis são orientados a retornarem à UBS em um mês para agendar nova consulta somente para o mês seguinte.

Em seu requerimento, o parlamentar indaga quais são os critérios adotados pela UBS do Jardim São Guilherme para o agendamento de consultas pediátricas e por qual motivo o agendamento de consultas pediátricas não está sendo realizado para o mesmo mês, conforme necessário para o acompanhamento adequado de casos que requerem consultas mensais. 

O vereador indaga, ainda, se existe algum protocolo que orienta os profissionais da UBS a agendarem consultas apenas para o mês subsequente e que medidas estão sendo tomadas para garantir que as consultas pediátricas sejam agendadas dentro do prazo de 30 dias, conforme necessidade de acompanhamento contínuo.