A parlamentar, entre outros questionamentos, quer saber quantas cirurgias de laqueadura já foram realizadas com recursos de emendas impositivas
O número de cirurgias de laqueadura tubária que já foram realizadas de 2023 para 2024 com verbas de emendas impositivas destinadas a esse fim é um dos questionamentos que está sendo feito ao Executivo por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 29.
A autora do requerimento já havia questionado o Executivo, no ano passado, acerca da fila de espera por laqueaduras no município e, na resposta ao seu requerimento de então, o Executivo informou, em 14 de julho de 2023, que 309 mulheres aguardavam na fila pelo procedimento cirúrgico eletivo de laqueadura. Também informou que 425 mulheres aguardavam, na época, pelo atendimento psicológico visando a realização da laqueadura.
Em seu novo requerimento, a vereadora solicita dados atualizados sobre a demanda por procedimentos de laqueadura na rede municipal de saúde, bem como o número de mulheres que aguardam atendimento psicológico com a finalidade de realizar o procedimento. E, com base na queixa de uma mulher que teve problema com a colocação de DIU e entrou na fila para laqueadura, a vereadora também pede detalhes sobre o fluxo de atendimento dessas pacientes.
Ao destacar seu requerimento em plenário, a vereadora salientou que o planejamento familiar, no âmbito do qual se inclui a possibilidade de realizar laqueadura, é um assunto de extrema importância para a saúde reprodutiva, fazendo parte dos direitos reprodutivos das mulheres, que, conforme enfatizou, não podem ser negligenciados pelo poder público e devem ser tratados como prioridade.