29/08/2024 10h24
Facebook

Esses equipamentos, conforme enfatizou a parlamentar ao destacar seu requerimento na Câmara, são fundamentais em caso de incêndio

A situação dos hidrantes públicos no Município de Sorocaba, sobretudo nesse período de seca em que aumentam as ocorrências de incêndio, foi objeto de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, 29, da Câmara Municipal de Sorocaba. 

A vereadora que apresentou o requerimento quer saber se os hidrantes estão passando pelas vistorias e manutenções devidas para que estejam prontos para serem utilizados em caso de incêndio. A parlamentar conta que sua preocupação com os hidrantes foi suscitada por conversas com especialistas que integram o Comitê de Bacias.

Relembrando as fortes enchentes do início do ano, que provocaram muitos danos em toda a cidade, a vereadora defendeu a necessidade de se conscientizar a população para que use a água racionalmente e, em face do período de seca, em razão das mudanças climáticas, ressaltou a necessidade de manutenção dos hidrantes públicos como forma de combater incêndios.

A vereadora observou que o Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências Incêndios estabelece as competências dos órgãos responsáveis por essa proteção, no caso, o Corpo de Bombeiros, a quem compete planejar e supervisionar esse trabalho, assim como as concessionárias dos serviços de água, que, em Sorocaba, é o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Ao destacar seu requerimento, a parlamentar fez questão de ressaltar que o calor excessivo e a falta de chuvas podem levar à ocorrência de incêndios tanto em matas quanto nas áreas urbanizadas, daí a sua preocupação com os hidrantes públicos da cidade de Sorocaba, que são equipamentos fundamentais em caso de ocorrências de incêndio.