29/08/2024 09h50
atualizado em: 29/08/2024 09h43
Facebook

A audiência pública será realizada na manhã do próximo sábado, 31, a partir das 9 horas

A radiologia e os desafios da profissão de radiologista serão debatidos em audiência pública da Câmara Municipal de Sorocaba, a ser realizada no próximo sábado, 31, às 9 horas, no plenário da Casa. O evento irá contar com autoridades e profissionais de radiologia que atuam na cidade e região.

A radiologia nasceu com a descoberta do raio X, em 1895, pelo físico Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923), possibilitando uma visão do interior dos pacientes e tornando-se um valioso método diagnóstico para a medicina. Já ano seguinte, em 1896, seriam feitas as primeiras radiografias no Brasil por pesquisadores do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Pará.

Em 1948, foi criado o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), com o objetivo de promover o conhecimento científico e o aperfeiçoamento profissional. Em 1968, foi fundada a Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que congrega mais de 10 mil associados.

Ao convocar a audiência pública, o vereador observa que a radiologia é uma especialidade de extrema importância para a medicina e a saúde de um modo geral, englobando diversos métodos de diagnóstico por imagem como raio X, ultrassonografia, ressonância, tomografia, medicina nuclear e mamografia, entre outros.