26/08/2024 16h58
atualizado em: 26/08/2024 17h00
Facebook

Evento foi realizado na tarde desta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal realizou, na tarde desta segunda-feira, 26, no plenário da Casa, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Feirante. O evento contou com a presença do vereador proponente, autoridades e feirantes. Celebrado anualmente em 25 de agosto, o Dia do Feirante foi instituído em Sorocaba pela Lei nº 8.959, de 27 de outubro de 2009.

Lázaro Soares, representando os feirantes da cidade, afirmou que a atividade não é fácil mas que é gratificante. “Comecei muito cedo, com o meu pai, e hoje já faz 50 anos que sou feirante. É importante essa lembrança para os feirantes”, contou.  O parlamentar autor da iniciativa lembrou que a profissão de feirante é muito antiga na cidade e que este é o segundo ano da realização da homenagem, destacando ainda iniciativas para melhorar e beneficiar a atividade no município, com a criação da feira noturna e instalação de banheiros nas feiras livres.

O presidente do Sindicato dos Feirantes, Ariovaldo Padilha, foi homenageado com votos de congratulações pela história de atuação e o trabalho pelos feirantes de Sorocaba e defendeu a continuidade da profissão. Na oportunidade, também houve apresentação musical e  de reportagens sobre a rotina dos feirantes e de imagens históricas das feiras livres no município.

O requerimento que agendou a sessão solene em homenagem aos feirantes foi aprovado por todos os vereadores do Legislativo sorocabano, que reconhecem a importância das feiras livres para a economia popular e inclusive para a cultura da cidade, uma vez que elas fazem parte do imaginário e do cotidiano da população. Segundo dados divulgados durante a sessão, a cidade possui mais de 400 feirantes cadastrados.

O Dia do Feirante foi instituído em 25 de agosto por que foi nessa data que ocorreu a realização da primeira feira livre no país, em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, no bairro Santa Efigênia, em São Paulo.